O rio Tucunduba é um dos muitos rios que cortam a cidade de Belém. Por sua localização em meio à área urbana, é comum que rios como esse enfrentem problemas de poluição que afetam tanto o ecossistema local quanto as pessoas que moram próximo dele. Por este motivo, o Projeto Meros do Brasil – Pará, em parceria com a Faculdade de Oceanografia da Universidade Federal do Pará (UFPA), vai realizar o “Limpa Tucunduba” para a limpeza e retirada de resíduos, principalmente plásticos, da foz do rio Tucunduba. A ação ocorrerá no dia 8 de junho, das 9h às 13h, com saída do Complexo Vadião, no Campus Guamá da UFPA.
O plástico é um dos principais problemas que afetam esses ecossistemas, seja prendendo os animais nos rios e mares ou sendo ingerido como microplástico. O rio Tucunduba carrega cerca de seis toneladas de resíduos plásticos por ano, segundo o Laboratório de Pesquisa em Monitoramento Ambiental Marinho (Lapmar/UFPA), portanto é uma fonte de poluição plástica que produz um impacto considerável nos oceanos.
“A poluição desse rio urbano impacta diretamente a saúde de quem mora em suas proximidades ou de quem depende dele para sobreviver. Além disso, a poluição do rio faz com que ele diminua a oferta de serviços ecossistêmicos, como disponibilidade de água, e principalmente os serviços sociais e culturais”, informa Sury Monteiro, diretora da Faculdade de Oceanografia.
Participação – A programação para a limpeza do rio está ligada ao Dia Mundial dos Oceanos e tem como objetivo valorizar os rios paraenses e engajar a sociedade na preservação desses espaços. A ação é aberta para o público geral e pretende envolver os moradores das proximidades do campus e pessoas que frequentam a UFPA, como técnicos, discentes e docentes, além de convidar estudantes de ensino médio dos bairros Guamá e Terra Firme. Para participar, os interessados devem preencher o formulário até as 20h do dia 7 de junho.
“É fato que os nossos ambientes naturais estão em colapso. Há mudança no clima, crise hídrica, extinção de espécies, poluição etc. Eventos como este reforçam ainda mais a necessidade de atuarmos como protagonistas, para além do discurso, em ações que mudem essa realidade”, afirma Tatiane Medeiros, supervisora de Educação Ambiental do Projeto Meros do Brasil – Pará
Dia Mundial dos Oceanos – O dia foi instaurado em 1992 durante a Conferência Eco-92, realizada na cidade do Rio de Janeiro. A data busca dar visibilidade para pautas voltadas à conscientização civil para a importância da preservação dos oceanos, destacando seu papel como regulador térmico do planeta e lar de milhares de espécies de animais aquáticos.
Atualmente, o principal desafio da data é reduzir os impactos causados pelos seres humanos no ecossistema dos oceanos, principalmente em relação ao plástico descartado de maneira indevida, que leva mais de 450 anos para se decompor.
Serviço:
Limpa Tucunduba
Local: Foz do rio Tucunduba, localizada próximo do Complexo Vadião, Campus Guamá, UFPA.
Data: 8 de junho
Hora: 9h às 13h
Inscrições via formulário, até 20h do dia 7 de junho.
Texto: João Freitas – Assessoria de Comunicação Institucional da UFPA
Foto: Alexandre de Moraes – Ascom UFPA