O Instituto de Ciências da Arte (ICA) da Universidade Federal do Pará (UFPA), por meio dos alunos dos cursos técnicos da Escola de Teatro e dança (ETDUFPA) – Teatro; Cenografia; e Figurino Cênico -, realizará o espetáculo teatral "O homem e o cavalo”, baseado na obra do escritor, ensaísta e dramaturgo brasileiro, Oswald de Andrade. A montagem é coordenada e encenada pelos professores-mestres Paulo Santana e Marluce Oliveira. O espetáculo é resultado da Prática de Montagem dos discentes do 2º ano do Curso Técnico em Teatro de 2016, da ETDUFPA. As apresentações ocorrem no período de 24 a 28 de janeiro, em duas sessões, às 18h30 e 20h30, no Teatro Universitário Cláudio Barradas (TUCB).
A História é carnavalizada, recontada parodicamente, com o objetivo de demonstrar como o capitalismo vem sendo gestado, desde os tempos imemoriais e, esgotado, o qual devia ser substituído por uma nova ordem, o comunismo. O texto propõe uma indefinição entre os espaços do palco e plateia, o que vai permitir que os personagens se manifestem do meio da plateia, invadindo o espaço do público.
Conceito antropofágico – “Queremos brincar com o conceito Antropofágico expresso no Manifesto de Oswald de Andrade, e mostrar que é possível um teatro feito em uma Escola no norte do país, referendar valores culturais forâneos do manifesto, como se fossem iguarias de um fino banquete, para em seguida dialogar com valores próprios, que por sua vez, viriam alimentar a formação de uma nova identidade Cultural”, comentou o diretor do espetáculo, Paulo Santana.
Os atores transformarão a cena em um espetáculo visual, construído a partir de estímulos corporais, com músicas de Heitor Villa-Lobos e Mozart, em um ambiente sonoro do Funk brasileiro e do Treme paraense, evidências do aspecto antropofágico no espetáculo de formatura dos alunos. Cinquenta atores, meninos e meninas, de dezoito a vinte anos, passaram dois anos estudando e trabalhando em uma rígida disciplina em busca de entender como ser um intérprete criador.
Oswald de Andrade – A Dramaturgia de Oswald de Andrade, sintonizada com as tendências mais modernas do teatro ocidental, é um fecundo terreno a partir do qual se imprime um caráter mais moderno ao teatro nacional. Destacam-se as transformações operadas pelo fundador do movimento antropofágico, uma linguagem teatral que, ao adquirir maior consciência crítica, amplia suas possibilidades de invenção e renovação.
O teatro Oswaldiano interfere no processo de recepção do espetáculo tornando o espectador parte do show, quase um personagem. Os personagens devem demonstrar conhecimento da presença do público, o que equivale dizer: “sou um personagem, sei que estou no palco, tenho um papel a desempenhar diante de vocês”. Mas sem ilusões, é apenas um jogo, uma cena da qual podem participar público,técnicos, maquinistas, todos, destruindo as fronteiras palco/plateia.
“O tema brasileiro abordado pelo autor será atualizado por nossos alunos, com um olhar para o Brasil nos dias de hoje. O que mudou? O que deve mudar? O mote para as nossas perguntas será a aproximação de personagens que habitam os nossos dias, mesclando com as expectativas de nossos alunos. Queremos associar a influência expressionista na visualidade de Cândido Portinari, Di Cavalcanti, incorporando lendas, mitos e personagens nacionais e regionais, transformando ídolos marajoaras em figuras picassianas”, explica o professor.
Colaborações – Com o objetivo de entender as improvisações, conhecer o autor, a música e trabalhar suas improvisações em busca de sentido lógico para expressar sentimentos e emoções, a professora Ivone Xavier foi convidada para orientar a equipe quanto à atualização e o discernimento do avançar que Oswald de Andrade preconizou em seus dias, bem como conhecer e compreender a época que a obra foi escrita atual. Desta forma, sentimentos e emoções demonstrados durante o espetáculo poderão ilustrar a compreensão da atualização dos argumentos.
Outra participação importante é de Iara Souza, professora dos cursos de Cenografia e Figurino da ETDUFPA, que assina a coordenação de visualidade. “Contamos com uma profissional de qualidade para orientar os alunos dos cursos sobre o uso, com graça e elegância, dos requintados figurinos que irão compor os personagens e a visualidade cenográfica da montagem. Acreditamos que o processo, a montagem e a temporada serão uma escola, uma experiência única e maravilhosa para os alunos e professores envolvidos”, finalizou diretor do espetáculo, Paulo Santana.
Serviço:
Apresentação do espetáculo teatral "O homem e o cavalo”
Data / hora: De 24 a 28 de janeiro, em duas sessões, às 18h30 e 20h30
Local: Teatro Universitário Cláudio Barradas – Rua Jerônimo Pimentel,54 esquina com a Travessa D. Romualdo de Seixas, Bairro Umarizal – Belém/PA
Ingressos promocionais ao preço de R$ 10,00, com meia entrada para estudantes.
Mais informações pelo fone (91) 3249-0373.
Texto: Assessora de Comunicação e Imprensa da ETDUFPA/ICA/UFPA
Foto: Marivaldo Pascoal