Alunos da UFPA promovem curso gratuito de produção de geleias artesanais como alternativa ao desemprego

"produção

Pimenta, laranja, limão, açúcar e sal. Esses ingredientes compõem o delicioso melaço de pimenta, marca registrada do Projeto Fiero. E quem não possui fonte de renda fixa tem a oportunidade de aprender essa e outras receitas artesanais em um curso gratuito que inicia nesta quarta, 10.

A iniciativa é de alunos do time Enactus da Universidade Federal do Pará, e as inscrições ainda estão abertas. O curso garante capacitação teórica e prática para produção de geleias, sob orientação de professores e chefs renomados. Podem participar pessoas desempregadas ou em situação de vulnerabilidade socioeconômica que tenham interesse e experiência prévia na área da gastronomia, confeitaria ou produção de doces.

Bruna Aguiar, estudante de Engenharia de Alimentos e líder da iniciativa, ressalta que o curso é uma oportunidade para garantir uma boa renda: “Queremos atender a um público que tem vontade e iniciativa, mas precisa de capacitação e conhecimentos mais profundos para iniciar a produção. Vamos oferecer todos os ingredientes e apoio profissional para que eles aprimorem suas habilidades e consigam empreender no ramo da produção de geleias”, garante.

Consciência ambiental – O empreendedorismo é a marca do Projeto Fiero, que promove o curso de geleias pela primeira vez, mas há três anos já tem trabalhado na capacitação de feirantes do Mercado de São Brás. O foco do projeto é o aproveitamento de alimentos da feira, que seriam descartados apenas por critérios estéticos.

O primeiro produto criado pela iniciativa, o melaço de pimenta com laranja, já possui mais de 96% de aceitação no mercado e 60% de margem de lucro. Desde 2016, mais de 50 feirantes já foram capacitados.

Sobre o Time Enactus/UFPA – Fundado em 2014 por alunos de diversos cursos, com o apoio da Universitec/UFPA, tem como missão desenvolver líderes que, por meio de ações empreendedoras, sejam capazes de empoderar pessoas para transformar comunidades, melhorando a qualidade de vida e o bem-estar social. Mais de duas mil pessoas já foram impactadas com ações dos cinco projetos executados pelo time em Belém.

Serviço:
Curso gratuito de produção de geleias artesanais
Para pessoas desempregadas ou em situação de vulnerabilidade socioeconômica
Às quartas, das 16h às 17h30.
Inscrições e informações: (91) 98393-8879 ou projetofiero@gmail.com
Saiba mais: Enactus UFPA no Facebook