Nesta sexta-feira, 15 de junho, o Campus da UFPA em Belém irá receber uma visita dos discentes de Ciências Naturais da UFPA/IECOS de Bragança. O objetivo é aproximar os futuros professores de Ciências Naturais de ambientes que produzem Ciência e Tecnologia na região amazônica. Os 30 alunos serão guiados pelos professores Alessandra Nascimento Braga e Dioniso de Souza Sampaio.
A visita será a primeira imersão científica na disciplina Fundamentos Teóricos Metodológicos de Física, dos discentes de Ciências Naturais (Turma 2017), ministrada pela professora Alessandra Nascimento Braga, da UFPA/IECOS de Bragança. Com apoio da direção do Instituto de Estudos Costeiros (IECOS), a imersão científica também terá a presença do diretor da Faculdade de Ciências Naturais da UFPA/IECOS/Bragança, professor Dioniso de Souza Sampaio.
Segundo Dioniso Sampaio, conhecer a estrutura e as linhas de pesquisa dos laboratórios faz parte das novas conexões e rede de contatos que os discentes irão construir. Essa interação é importante, já que a Universidade é multicampi. “Quando for possível, iremos promover essas interações de discentes da FACIN com outros laboratórios. A professora Alessandra Braga, por meio de suas parcerias em Belém, construiu uma programação rica para os estudantes de Ciências Naturais da UFPA/IECOS/Bragança”, completa.
Serão visitados os laboratórios de Demonstrações (LabDemon), coordenado pelo professor Jorge Castiñeiras Rodríguez; Núcleo de Astronomia (Nastro), coordenado pelo técnico em Laboratório, Igor José Carmo Coimbra; Museu Interativo da Física, coordenado pelo professor Luís Carlos Bassalo Crispino; e no Centro de Ciências e Tecnologia da Amazônia (CICTA), coordenado também pelo professor Luís Carlos Bassalo Crispino. Todos os locais estão localizados no Campus do Guamá da UFPA.
Texto: Elizandra Ferreira – Assessoria de Comunicação da UFPA
Foto: Arquivo Ascom (Adolfo Lemos)