Um time de estudantes do Campus Altamira, da Universidade Federal do Pará, está desenvolvendo um projeto voltado para a produção de mudas de forma mais sustentável e consciente no campo. O projeto, denominado Eco Xingu, é voltado para a Agricultura Familiar e visa atender aos produtores rurais da região da Transamazônica e do Xingu.
O objetivo do projeto é substituir o uso dos sacos plásticos, utilizados nas produções de mudas, pela tecnologia dos eco-tubetes, que são feitos dos resíduos de garrafas PET. A tecnologia está em fase de desenvolvimento pelos estudantes e visa a uma produção de mudas mais sustentável, de baixo custo e livre de sacos plásticos, que, em sua maioria, causam poluição ao meio ambiente em razão do descarte incorreto.
Reconhecimento – O Projeto Eco Xingu foi um dos 15 selecionados no Prêmio Alimentação em Foco 2021, da Fundação Cargill. Com isso, os estudantes mentores da ideia foram para a semifinal do prêmio e receberão uma bolsa auxílio, além de mentorias para o acompanhamento do projeto até a seleção dos finalistas da competição.
O projeto também foi selecionado no Amazônia UP, programa de pré-aceleração de negócios sustentáveis da Amazônia, por meio do qual receberão mentoria e capacitações com especialistas em negócios com foco na Amazônia, para um melhor desenvolvimento e aprimoramento da ideia.
Time Enactus UFPA Altamira – Os estudantes que desenvolveram o projeto integram o Time Enactus Altamira, fundado no dia 15 de fevereiro de 2020. A equipe conta atualmente com 15 membros e uma professora conselheira.
A Enactus é uma organização internacional sem fins lucrativos dedicada a inspirar os alunos a melhorar o mundo por meio da Ação Empreendedora. A rede global está presente em 37 países e envolve estudantes, professores e líderes executivos em prol do empreendedorismo e do impacto social positivo. No Brasil, são mais de 120 times presentes nas universidades brasileiras e mais de 200 projetos já realizados.
O intuito dos times de estudantes que fazem parte da rede é criar projetos que possam transformar a realidade de pessoas, as comunidades e o planeta. Os projetos também contribuem com os 17 Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS) – Agenda 2030 da ONU.
Para conhecer mais o Time Enactus do Campus Altamira, acesse as redes sociais Instagram e Facebook.
Texto e fotos: Time Enactus UFPA Altamira