menu de acessibilidade
TAMANHO DA FONTE

Andifes se manifesta sobre pronunciamento do presidente da República

"logo

A Associação Nacional dos Dirigentes das Instituições Federais de Ensino Superior (Andifes) divulgou, nesta quarta-feira, 25 de março, uma nota de manifestação sobre o pronunciamento do presidente da República, Jair Bolsonaro, que foi televisionado em rede nacional na noite da última terça-feira. A manifestação foi assinada pelo atual presidente da Andifes e reitor da Universidade Federal da Bahia (UFBA), João Carlos Salles Pires da Silva. Confira abaixo o documento na íntegra

Manifestação da Andifes sobre pronunciamento do Presidente da República

Gestores públicos devem valer-se do conhecimento e não da mera opinião. Não têm o direito de fazer apostas políticas com a vida do conjunto dos cidadãos que devem proteger e ter em conta em atos e manifestações. Em um momento como este, em estágio reconhecido de pandemia, não têm o direito de orientar a população contrariando as medidas das autoridades científicas e sanitárias constituídas. Voltar as costas ao conhecimento produzido por cientistas de todo mundo e aos mais destacados pesquisadores de nossas universidades, sobretudo num momento como o que vivemos, constitui-se em atitude irresponsável que trará o preço elevado e irreparável de vidas humanas.

Por isso, a Andifes só pode registrar sua indignação com o pronunciamento do Sr. Presidente da República, feito em cadeia nacional no dia 24 de março de 2020, no qual despreza a voz dos pesquisadores de todo mundo e ignora dados oficiais das autoridades sanitárias, inclusive do próprio governo. Mesmo antes da pandemia, toda sociedade tem se preocupado com a atual e a futura situação econômica do país. Porém, o cuidado com a vida é prioritário. É, assim, intolerável que, num momento sensível como este, sejam criticadas medidas que têm se baseado em dados concretos e nos procedimentos mais exitosos, além de serem apresentadas no pronunciamento orientações inconsistentes, perigosas e de todo contrárias aos esforços das autoridades competentes de seu próprio governo. A Andifes tem assim o dever de unir-se a quantos ora reagem ao que se configura como um cabal absurdo. É preciso, afinal, que nossos governantes estejam à altura dos atuais desafios, com a responsabilidade necessária para o enfrentamento desta grave crise.

Brasília, 25 de março de 2020.

Reitor João Carlos Salles Pires da Silva
Presidente da Andifes

 

Leia também

Compartilhe

Facebook
Twitter
LinkedIn
Telegram
WhatsApp
Email
Print
Pular para o conteúdo