A Associação Paraense de Otorrinolaringologia (Aporl) está com inscrições abertas para o I Congresso Norte de Medicina do Sono, que será nos dias 28 e 29 do próximo mês, setembro, no auditório do Centro Universitário do Estado do Pará (Cesupa), localizado na avenida Alcindo, 1523. O evento tem o apoio do Hospital Universitário Bettina Ferro de Souza (HUBFS), do Complexo Hospitalar da Universidade Federal do Pará (UFPA)/ Empresa Brasileira de Serviços Hospitalares (Ebserh). Os interessados podem reservar as vagas pelo site, efetuando o pagamento da taxa de inscrição, que será revertida à Unidade de Otorrinolaringologia do HUBFS.
Mais de 200 participantes, entre otorrinolaringologistas, pneumologistas, odontologistas bucomaxilofacial, neurologistas, geriatras e profissionais de outras especialidades que estudam o tema são esperados para uma discussão ampla a respeito do assunto. "O nosso objetivo é fazer a atualização dos profissionais, residentes e acadêmicos, porque a Medicina do Sono é uma discussão muito complexa para nós, pesquisadores, e ela precisa ser avançada", enfatiza o coordenador da capacitação, o vice-presidente da Aporl e responsável pelo Ambulatório de Ronco e Apneia Obstrutiva do Sono do HU, José Roberto Capeloni.
Entre os palestrantes confirmados estão os otorrinolaringologistas Fábio Lorenzeti, do Estado de São Paulo; Karina Flexa, da Associação Brasileira de Odontologia (ABO); o geriatra Neuzilour Lobato, do Hospital João de Barros Barreto (HUJBB); a otorrinolaringologista Maria Cláudia Olibeira, da UFPA; e os especialistas em Medicina do Sono e otorrinolaringologistas do HUBFS, o chefe interino da Unidade de Otorrinolaringologia Henderson Cavalcante; o chefe do ambulatório do Sono, Roberto Capeloni; e Erika Badarane.
Sobre a Ebserh – Vinculada ao Ministério da Educação, a Empresa Brasileira de Serviços Hospitalares (Ebserh) atua na gestão de hospitais universitários federais. O objetivo é, em parceria com as universidades, aperfeiçoar os serviços de atendimento à população, por meio do Sistema Único de Saúde (SUS), e promover o ensino e a pesquisa nas unidades filiadas.
A empresa, criada em dezembro de 2011, administra atualmente 40 hospitais e é responsável pela gestão do Programa Nacional de Reestruturação dos Hospitais Universitários Federais (Rehuf), que contempla ações em todas as unidades existentes no País, incluindo as não filiadas à Ebserh. O Complexo Hospitalar da UFPA integra a Rede Ebserh desde outubro de 2015.
Texto: Edna Nunes – Ascom do Complexo Hospitalar da UFPA/Ebserh
Foto: Reprodução / Google