A cada nome escrito no Listão, gritos, abraços, lágrimas e muita comemoração marcaram o começo de uma nova etapa na vida de milhares de estudantes que, para além de uma aprovação individual, alcançaram a realização de sonhos coletivos construídos com esforço e apoio familiar.
Em muitas casas próximas à Universidade, a expectativa começou horas antes da divulgação oficial. Celulares conectados e familiares atentos ao anúncio na rádio transformaram o resultado em um momento compartilhado, vivido intensamente por todos que acompanharam a trajetória das(os) candidatas(os).
Entre as(os) aprovadas(os), João Vitor Carvalho, calouro do Bacharelado em Engenharia Mecânica, contou que estava com expectativa positiva quanto ao resultado, mas bastante ansioso.

“O nervosismo é muito forte mesmo com a gente achando que vai passar. Mas, graças a Deus, a aprovação veio. Eu fiz outras vezes o Enem, vim batalhando e agora fui aprovado no curso que queria. Então, o sentimento é de gratidão e alegria”, destaca o estudante.
A emoção também marcou a casa de Aisha Macêdo, aprovada em Direito. Moradora do bairro Guamá, a caloura comentou o quão transformador é viver este momento tão único na vida dos vestibulandos belenenses.
“Eu sonho com isto desde que eu comecei a entender o que era o vestibular, porque toda a minha família estudou na UFPA, mas eu sou a primeira neta a entrar. Então, é inexplicável a sensação de sair aquele peso das tuas costas”, relata.
Acompanharam tudo de perto Lorena e Alan Macêdo, pais de Aisha. Eles contam que o curso era tudo o que a filha sempre quis e que, para alcançar esse feito, foi necessário um ano de intensa dedicação, com apoio incondicional da família.
“Quando a gente é pai e mãe, o sonho dos nossos filhos passa a ser o nosso. E, quando ela manifestou essa vontade de cursar Direito, nós também compramos a ideia. O resultado de tudo isso é muito emocionante”, comemoram os pais.


Importância do ensino público – Já Simone Chaves, professora formada pela UFPA, celebrou a aprovação da filha, Cecília, no curso de Bacharelado em Geologia. Segundo ela, o ensino público precisa ser valorizado, especialmente pelas pessoas que vivem nas periferias. “Fico feliz não só por ela, mas também por todos os calouros que foram aprovados nesta instituição maravilhosa”, enfatiza.

“As comemorações nos bairros de Belém mostram que o resultado do Processo Seletivo da UFPA marcam a celebração de trajetórias ímpares marcadas por meses de dedicação, mas também de famílias inteiras que carregam o mesmo sonho. A UFPA é, sem dúvida, o maior elevador social deste estado e uma grande realizadora de sonhos também”, avalia o reitor da UFPA, Gilmar Pereira da Silva.

