O artigo intitulado “Exact solution of Maxwell–Cattaneo–Vernotte model: Diffusion versus second sound”, assinado pela estudante do Programa de Iniciação Cientifica (PIBIC/CNPq) do curso de Licenciatura em Matemática, Jheniffer Amanda dos Reis Nascimento, foi publicado, recentemente, no periódico científico internacional – Applied Mathematics Letters.
O estudo trata de uma metodologia para encontrar a solução exata do modelo de Maxwell–Cattaneo–Vernotte (MCV), sem a necessidade de usar a condição de velocidade inicial nula, algo que historicamente é usado literatura, porém, não faz parte do modelo original.
O trabalho teve a orientação do professor do campus de Salinópolis, Anderson de Jesus Araújo Ramos e contou com a colaboração dos professores do Instituto de Ciências Exatas e Naturais (ICEN), Anderson Campelo, e do campus de Salinópolis, Mirelson Freitas.
“Nosso resultado contrasta a observação de Joseph & Preziosi e mostra que para certas condições iniciais, o tempo de relaxamento não é tão pequeno a ponto de ser desprezado e, portanto, faz sentido considerarmos o modelo MCV. Com isso, encontramos um valor crítico para o tempo de relaxamento térmico, o que permitiu classificar a solução do modelo como um transporte de calor difusivo ou oscilatório”, afirma o professor Anderson Ramos.
Para os autores, os resultados apresentados lançam uma nova luz na direção de encontrar soluções práticas para sistemas térmicos acoplados. De acordo com o professor Anderson Ramos, o artigo, resultado da pesquisa de iniciação científica vinculada ao projeto PIBIC, reforça a importância da pesquisa realizada na Universidade e estimula a participação de novos alunos interessados na carreira acadêmica.
Valorização do trabalho científico – O professor Anderson sublinhou que publicar um artigo em periódico científico internacional, não é uma tarefa simples. Mas destaca que se os resultados encontrados resolvem um problema em aberto ou pelo menos, dão insights que possibilitem algum avanço nesse sentido, certamente há uma grande chance de ser publicado num periódico científico bem qualificado. Outro ponto importante na obtenção dos resultados, segundo ele, é a colaboração com pesquisadores competentes com foco no mesmo objetivo.
“É um sonho publicar em um periódico científico, e realizar esse sonho, requer foco, dedicação e reponsabilidade. É importante estar, sempre em busca de novos assuntos para estudar e bem informado acerca dos trabalhos já publicados. Além disso, devemos contar com a experiência de um orientador disposto a compartilhar seus conhecimentos, para que possamos desenvolver novas habilidades, isso faz toda diferencia nesse processo”, comemora a estudante de iniciação científica, Jheniffer Nascimento.