Em novembro de 2025, Belém será a sede da COP 30, a 30ª Conferência das Nações Unidas sobre Mudança do Clima (Conferência das Partes). Esse evento histórico reunirá líderes mundiais, cientistas, organizações não governamentais (ONGs) e representantes da sociedade civil para discutir caminhos de solução diante da crise climática.
Mais que um palco global para reafirmar o papel do Brasil nas negociações climáticas, a COP 30 é uma oportunidade única de colocar as populações amazônicas no centro das discussões. Ciência e Movimentos Sociais estarão juntos nos debates sobre questões socioambientais neste ano de 2025 como forma de preparação para a Conferência Mundial do Clima. Assim, a Universidade Federal do Pará (UFPA) lança o movimento “Ciência e Vozes da Amazônia na COP 30”.
Com o lançamento, a UFPA destaca o início de uma mobilização ampla e contínua para garantir que a ciência e as vozes amazônicas estejam no centro das discussões climáticas globais. O objetivo é unir diferentes saberes e perspectivas para construir soluções sustentáveis.
Assista ao vídeo convite do reitor da UFPA, Gilmar Pereira da Silva: