O Programa de Pós-Graduação em Educação e Culturas Inclusivas (PPGECI), em nível de Mestrado Acadêmico, do Campus Universitário de Altamira da Universidade Federal do Pará (UFPA), realizou, nos dias 9, 10 e 11 de fevereiro, programação inaugural do curso, marcando, oficialmente, o início das atividades acadêmicas da primeira turma do programa.
A programação contou com a presença do reitor Gilmar Pereira da Silva, além de docentes, discentes, autoridades acadêmicas e convidados, e foi marcada por uma apresentação cultural, que valorizou identidades locais como forma de destacar o diálogo entre universidade, território e cultura.
Durante os três dias de atividades, foram realizadas palestras com pesquisadoras convidadas, que abordaram temáticas centrais para o campo da educação e das culturas inclusivas. No dia 9, a professora Liliane da Cunha Chipaia ministrou palestra sobre Educação Escolar Indígena: políticas e gestão na educação escolar indígena. Em seguida, a professora Daniela Soares da Silva abordou o tema Educação, cultura e sociedade: crianças, infâncias e identidades culturais na Transamazônica. A programação contou, ainda, com a participação da pró-reitora de Pesquisa e Pós-Graduação da UFPA, que apresentou a Palestra Pós-Graduação na UFPA: produção de conhecimento, fomentos e avaliação dos Programas de Pós-Graduação, destacando os desafios e as estratégias institucionais para o fortalecimento da pesquisa e da formação stricto sensu.
No dia 10, houve uma palestra nacional realizada de forma remota, com a professora Tereza Fernandes, da Universidade Federal de Mato Grosso (UFMT), que discutiu o tema Perspectivas, desafios e processos de autoavaliação dos Programas de Pós-Graduação.
Já o dia 11 foi dedicado ao planejamento acadêmico do PPGECI, com discussões sobre organização curricular, linhas de pesquisa, orientações acadêmicas e estratégias de consolidação do programa.

De acordo com a coordenação do PPGECI, a aula inaugural representa um marco importante para o programa e para a região. “O PPGECI nasce com o compromisso de dialogar diretamente com as realidades educacionais amazônicas, valorizando as diversidades, as culturas e os saberes locais, sem perder de vista a excelência acadêmica exigida pela pós-graduação stricto sensu”, destacou a coordenadora do programa, Vilma de Pinho.

O reitor Gilmar Pereira da Silva ressaltou a importância estratégica do programa para a UFPA e para o interior do estado. “É sempre uma grande alegria estar presente na aula inaugural de um programa, e este tem um sabor especial, afinal tem a educação inclusiva como princípio pedagógico. O PPGECI fortalece a missão da UFPA, de formar educadores e pesquisadores comprometidos com a equidade, a diversidade e o direito à educação”, disse o reitor da UFPA.
Programação – O PPGECI é vinculado à UFPA, Campus Universitário de Altamira, e tem sua base legal estabelecida na legislação brasileira de educação superior, em especial nas normas da Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (Capes) e do Conselho Superior de Ensino, Pesquisa e Extensão (Consepe) da UFPA, por meio da Resolução nº 5.887/2025 (Consepe/UFPA).
O programa tem como objetivo formar mestres capazes de atuar como docentes, pesquisadores e agentes de transformação social, por meio da produção de conhecimento crítico, interdisciplinar e comprometido com a inclusão, as diversidades e as realidades educacionais amazônicas. Entre seus compromissos institucionais, estão o fortalecimento da pesquisa em educação inclusiva, diversidade étnico-racial, políticas educacionais, gestão democrática, bem como a consolidação de redes de cooperação acadêmica e o estímulo à participação em editais de fomento.



