Novos locais da Universidade Fedreal do Pará receberam instalações da rede sem fio “UFPA 2.0” e irão ampliar o acesso à internet aos visitantes do Campus Guamá e integrantes da comunidade universitária. O serviço é feito por rádios transmissores instalados em diversos pontos da cidade universitária, com capacidade para centenas de usuários conectados simultaneamente. A Faculdade de Artes Visuais (FAV), localizada no Campus Profissional, foi a última a receber as instalações dos novos equipamentos, e outros pontos como o Instituto de Ciências Biológicas (ICB) e a Faculdade de Farmácia receberão as melhorias em breve.
A ação está vinculada ao objetivo estratégico estabelecido no PDI da UFPA – “assegurar a disponibilidade de sistemas essenciais de Tecnologia da Informação” – e irá permitir que todas as pessoas naveguem sem ter a conexão prejudicada. Alguns locais do Campus ainda trabalham com aparelhos que suportam até 75 acessos simultâneos, enquanto os novos rádios possuem capacidade de até 500 aparelhos conectados, com tráfego de dados de até 450MB para dispositivos conectados na frequência de 2,4GHz.
O Instituto de Ciências Biológicas já possui cinco novos rádios e outros cinco aparelhos serão instalados nos próximos dias. A Livraria e a Editora da UFPA receberão os equipamentos nas próximas semanas e a instalação nestes locais também beneficia os alunos que fazem refeições no Restaurante Universitário do Campus Básico (RU), pois a nova conexão pode ser aproveitada pelos usuários enquanto aguardam na fila do RU.
No Espaço Vadião haverá, ainda, a troca dos rádios de transmissão, em breve. O processo está em fase de avaliação por uma empresa terceirizada. Novas instalações também são previstas para o Laboratório de Ensino da Faculdade de Física; para o Núcleo de Teoria e Pesquisa do Comportamento (NTPC); e para a Faculdade de Farmácia, que ainda não possui a conexão sem fio.
Upgrade na Licença de Ativação de Rádios – A controladora é o núcleo da rede sem fio, sendo a responsável por exibir as informações de utilização da rede e gerenciar todos os equipamentos nela cadastrados por meio de uma licença.
Atualmente, são 168 rádios em funcionamento, sendo que a controladora possuía licença para 175 equipamentos, limitando a instalação a apenas sete novos rádios. Para ampliar a capacidade de instalações e expandir a área de cobertura da rede sem fio na UFPA, o CTIC adquiriu uma atualização no número de licenças – são mais 150 novas permissões para cadastro de rádios na controladora. Agora, é possível instalação total de até 325 rádios.
O sistema atende cerca quatro mil pessoas, com um volume de dados de 2,3 Terabytes transmitidos diariamente, apenas na rede sem fio.
Os campi do interior também recebem melhorias – O Campus de Altamira foi o último a receber a instalação dos rádios e a rede sem fio operacional. Agora os campi de Castanhal, Capanema e Bragança aguardam para iniciar as obras de infraestrutura e receber os novos equipamentos para ampliar a cobertura sem fio.
Novos projetos – Para melhorar a qualidade do tráfego de dados que passa pela rede da UFPA, a equipe da Coordenadoria de Redes do CTIC (Centro de Tecnologia da Informação e Comunicação) irá ajustar a rede sem fio “UFPA 2.0 – Visitantes” ao Marco Civil da Internet e promover uma campanha de conscientização da comunidade acadêmica voltada ao uso da rede sem fio “UFPA 2.0 – Institucional”, devido sua maior estabilidade e segurança.
Serviço:
Aprenda a utilizar as redes sem Fio Institucional e Eduroam na Wiki do CTIC.
Texto: Mariana Vieira – Assessoria de Comunicação do CTIC (Centro de Tecnologia da Informação e Comunicação)
Arte: Divulgação CTIC