Ocorrerá nos dias 9, 11, 16 e 18 de outubro, no Instituto de Educação Matemática e Cientifica da UFPA, a oficina: Autismo e Educação Matemática: explorando o concreto e o abstrato no cotidiano de sala de aula. O Curso tem por objetivo discutir alternativas metodológicas que possam possibilitar o ensino e a aprendizagem da criança com Transtorno do Espectro Autista (TEA), construindo recursos didático-pedagógicos, os quais podem favorecer o ensino, estimular a aprendizagem e potencializar o conhecimento matemático da criança inserida em classe regular em perspectiva de inclusão durante os anos iniciais.
Com uma carga horária de 8 horas, o curso tratará os seguintes temas: A Educação Inclusiva no contexto nacional; Compreendendo o Autismo; Como aprendem crianças com TEA?; Os autores em um contexto socioistórico; O Sistema de Numeração Decimal (SND): OPERAÇÕES BÁSICAS: 1. Adição e Subtração; O Sistema de Numeração Decimal (SND): OPERAÇÕES BÁSICAS: 2. Multiplicação e Divisão.
A oficina disponibiliza 30 vagas (20 Licenciatura Integrada e 10 demais graduações) e é uma realização do LABINFRA/FEMCI/IEMCI/PROEG e será ministrada pelos professores: Prof. Elielson Ribeiro de Sales (IEMCI/UFPA); Profª Iêda Nascimento (EAUFPA); Profº Silvia Pena (Ruaké) e Profº Isabele Gomes (Ruaké).
O Grupo Ruaké realiza pesquisas na área de Educação em Ciências, Matemática e Inclusão, com o objetivo de acompanhar e refletir sobre os processos de escolarização de estudantes com Necessidades Educacionais Especiais, discutindo a adequação das práticas, políticas educacionais e desempenho acadêmico dos estudantes. O grupo é coordenado pelo prof. Elielson Sales.
Serviço:
OFICINA: Autismo e Educação Matemática: explorando o concreto e o abstrato no cotidiano de sala de aula
Período: 9, 11, 16 e 18/10 (das 9 às 11h)
Local: IEMCI – Sala 117
Inscrições: OFICINA – Autismo e Educação Matemática: explorando o concreto e o abstrato no cotidiano de sala de aula
Vagas: 30 (20 Licenciatura Integrada e 10 demais graduações)
Texto e arte: Divulgação IEMCI