Ajudar a melhorar o ensino de graduação na Universidade Federal do Pará (UFPA) está mais fácil. Com o Programa “Avalia UFPA”, os docentes e os discentes podem opinar sobre o ensino na Universidade, por meio dos questionários. O questionário para avaliação estará disponível sempre que o discente for realizar a matrícula e o docente for lançar os conceitos no SIGAA.
Em 2018, o Programa AVALIA funcionou em caráter experimental e atingiu 100 cursos. Já em 2019, passa a ter caráter efetivo e de política institucional, devendo alcançar todos os cursos de graduação.
Pró-Reitor de Ensino de Graduação, o professor Edmar Costa explica a importância dessa avaliação. “Para o estudante, é uma boa oportunidade para fazer sua autoavaliação, avaliar a infraestrutura disponível ao curso durante as aulas e a ação docente em cada disciplina que cursou. Já o professor avaliará a ação docente em cada disciplina que ministrou, a infraestrutura disponível ao curso durante as aulas e avaliará cada turma com a qual trabalhou no período letivo”.
O professor Edmar Costa esclarece que, com os resultados do processo avaliativo, será possível identificar os aspectos favoráveis e desfavoráveis à aprendizagem, servindo como consolidação dos pontos fortes e também para a definição de estratégias para superar os pontos fracos do ensino na Universidade.
Posteriormente, os dados também deverão ser analisados de forma qualitativa e quantitativa nos campi e nos institutos. Compete às faculdades discuti-los de forma ampla com os sujeitos da avaliação, verificando soluções possíveis para os problemas apresentados. “Com esse procedimento, a Pró-Reitoria de Ensino de Graduação (Proeg) pretende fortalecer a gestão acadêmica e contribuir com o desenvolvimento do ensino da graduação”, ressalta o pró-reitor.
Serviço:
Avalia UFPA discente
Período: de 4 a 8 de fevereiro de 2019.
Texto: Assessoria de Comunicação da UFPA
Arte: Oficina de Criação/UFPA