A edição 171 do Beira do Rio chega para celebrar os avanços da ciência e antecipar alguns debates da 76ª Reunião Anual da Sociedade Brasileira para o Progresso da Ciências (SBPC), na Universidade Federal do Pará, em Belém.
Em entrevista, Renato Janine Ribeiro, presidente da SBPC, fala sobre as expectativas para a 76ª reunião programada para ocorrer de 7 a 13 de julho, no Campus do Guamá, para um público estimado em até 40 mil pessoas.
Você confere também reportagens com especialistas sobre o avanço das mudanças climáticas e o atual modelo de desenvolvimento; o racismo ambiental institucionalizado e os riscos da exploração de gás e óleo na foz do Rio Amazonas.
Já a capa detalha a participação da UFPA no sequenciamento do cupuaçu, um fruto popular em nossa região. O estudo contribuirá para o cultivo sustentável da planta. Ainda na capa, a Universidade está à frente do Projeto Genoma SUS, liderado pela professora Ândrea Ribeiro dos Santos, com o Centro Âncora da Amazônia. A iniciativa busca sequenciar o genoma de doenças, com vistas à prevenção e ao tratamento.
É destaque também na edição o Centro Integrado da Sociobiodiversidade Amazônica (Cisam), parceria liderada pela UFPA com outras 12 universidades federais da Amazônia, cuja finalidade é fortalecer as atividades dessas instituições, auxiliando seus pesquisadores a contribuir com a ciência e o desenvolvimento da região.
O Jornal Beira do Rio é um produto trimestral de divulgação científica, de responsabilidade da Assessoria de Comunicação Institucional da Universidade Federal do Pará (UFPA). A versão completa e outros conteúdos estão disponíveis em beiradorio.ufpa.br.