menu de acessibilidade
TAMANHO DA FONTE

Belém recebe eventos nacional e internacional para debate da cadeia produtiva da Mandioca

"congresso

Com a promoção da Sociedade Brasileira de Mandioca (SBM) e a realização da Secretaria de Desenvolvimento Agropecuário e da Pesca (SEDAP) e da Corporación CLAYUCA, o XVII Congresso Brasileiro da Mandioca será realizado no período de 12 a 16 de março de 2018, no Hangar Centro de Convenções da Amazônia, em Belém (PA). O evento, que acontecerá juntamente com o II Congresso Latino-Americano e Caribenho de Mandioca, visa oportunizar a troca de experiências e a difusão de tecnologias capazes de melhorar toda a cadeia produtiva da mandioca, tanto de mesa (alimentação humana e animal) como de indústria (farinha e fécula).

Em apoio ao evento, a UFPA estará representada pelo professor doutor Ronilson de Souza Santos, da Faculdade de Engenharia Agronômica da UFPA, Campus de Altamira, com a palestra “Desempenho e custos operacionais dos sistemas de colheita”. A palestra compôs parte de sua tese de doutoramento, com aporte financeiro da FAPESPA/UFPA-CAPES, defendida no PPG Energia na Agricultura da FCA-UNESP, Campus de Botucatu-SP, sob a orientação do professor doutor Kleber Pereira Lanças.

"congressoRelevância – Considerando a importância do cultivo da mandioca também para os países da América Latina e região do Caribe, decidiu-se promover, com o XVII Congresso Brasileiro de Mandioca, o II Congresso Latino-Americano e Caribenho de Mandioca.

Os eventos constituem o principal fórum de integração dos agentes da cadeia produtiva da mandioca, representados por instituições de ensino, pesquisa, fomento, assistência técnica e extensão, defesa vegetal, produtores agrícolas e empresários. Neste sentido, se os eventos se destacam como uma oportunidade para apresentação de inovações geradas no setor de máquinas e equipamentos, bem como para levantamento e prospecção de novas demandas de interesse.

Dos temas a serem discutidos em ambos os eventos, destacam-se aqueles relacionados à cadeia produtiva da mandioca, os quais perpassam desde o aproveitamento da raiz para alimentos funcionais, práticas culturais, alta gastronomia, importância para a segurança alimentar, políticas públicas, mercados alternativos, até a sua contribuição para redução de impactos ambientais. O aspecto científico do Congresso se completa com a apresentação de trabalhos científicos em grupos de trabalho e em formato de pôsteres.

Serviço:

XVII Congresso Brasileiro da Mandioca e II Congresso Latino-Americano e Caribenho de Mandioca

Data: 12 a 16 de março de 2018
Local: Hangar Centro de Convenções da Amazônia, Belém – PA
Mais informações no site do evento.

Texto e Fotos: Divulgação

Leia também

Compartilhe

Facebook
Twitter
LinkedIn
Telegram
WhatsApp
Email
Print
Pular para o conteúdo