menu de acessibilidade
TAMANHO DA FONTE

Belém será sede do XXII Encontro da Rede Nacional de Educação e Ciência

Acreditar que a ciência pode mudar a vida das pessoas e por isso buscar aprimorar o ensino de ciências no Brasil, esta é a proposta que move a Rede Nacional de Educação e Ciência – Novos Talentos da Rede Pública (RNEC), que no período de 19 a 22 de maio, realizará em Belém o XXII Encontro da Rede Nacional Leopoldo de Meis de Educação e Ciência (RNEC). As inscrições estão abertas e podem ser feitas através do site

O evento contará com convidados de todas as regiões do Brasil e traz na programação palestras, mesas redondas, apresentação de pôsteres e a realização de oficinas. O XXII conta com o apoio do Instituto de Educação Matemática e Científica (IEMCI) e as atividades ocorrerão nas dependências da Universidade Federal do Pará (UFPA) e Museu Paraense Emílio Goeldi.

Na oportunidade, os atuais 39 grupos da RNEC, de 11 estados da federação, vão apresentar, discutir e trocar experiências, para inspirar, fortalecer e ampliar os raios de ações dos grupos da Rede.

Serão realizadas oficinas dedicadas às principais linhas de atuação da RNEC. “Esta ação é necessária para fortalecer a metodologia de trabalho da RNEC e as colaborações entre os grupos, especialmente àqueles recém ingressados na Rede, além de oportunizar que outros pesquisadores convidados possam se interessar em entrar para a Rede. Será incentivada a participação de professores da rede pública de ensino e de estudantes e orientadores de pós-graduação, que poderão nuclear outros grupos no país, adotando estratégias de ensino inovadoras em suas atividades, assim como estabelecer novas colaborações entre escolas públicas e os grupos da RNEC”, explica o professor João Bento do IEMCI, presidente do evento.

A programação do XXII RNEC traz pesquisadores e representantes do MEC e FINEP que debaterão sobre a importância dos programas de pós graduação para a Ciência e a Educação no Brasil. Emmanuel Tourinho, Ima Vieira e Yann Evanovick abordarão a atração de jovens talentos para a universidade e pós-graduação. Cristina Caldas, apresentará como o Instituto Serapilheira desenvolve fomento para novos pesquisadores, tema fundamental para a RNEC que na disponibilidade de recursos trabalhou na descoberta de novos talentos para a ciência, inspirando inclusive a criação do “Programa Novos talentos CAPES”.

Firmando o compromisso com o desenvolvimento regional haverá ainda as palestras do de Cristovam Diniz sobre formação avançada de recursos humanos para o desenvolvimento social, científico e tecnológico e de Carlos Cristi, do Chile, que explicará como a prática de atividade física é importante para promover a saúde do cérebro e o bom desempenho escolar e acadêmico. O evento também se compromete com o sistema de pós-graduação e a formação de professores ao adicionar em sua programação oficinas que fermentarão o crescimento de colaborações entre grupos da RNEC.

Sobre a RNEC– A Rede Nacional de Educação e Ciência – Novos Talentos da Rede Pública (RNEC) surgiu em 1985 na Universidade Federal do Rio de Janeiro idealizada pelo professor Leopoldo de Meis. Desde então a RNEC expandiu-se por diferentes estados da Federação (com variações dependendo da época). Atualmente existem 39 grupos, distribuídos em 11 estados da Federação.

 Com o intuito de trocar experiências entre grupos associados a esta rede, atualizar e divulgar conhecimentos, dar continuidade e ampliar suas ações, a RNEC realiza o Encontro anual desde 2003.

A RNEC apresenta a peculiaridade de possuir entre seus membros vários coordenadores e vicecoordenadores (ou mesmo ex-coordenadores recentes) de 18 Programas de Pós-Graduação (PPG) diferentes, cobrindo diferentes áreas do conhecimento de diversas instituições brasileira.

TEXTO: Ascom IEMCI

FOTOS: Divulgação do evento

Relação com os ODS da ONU:

ODS 4 - Educação de Qualidade

Leia também

Compartilhe

Facebook
Twitter
LinkedIn
Telegram
WhatsApp
Email
Print
Pular para o conteúdo