Biblioteca Central da UFPA passará por reforma a partir de 16 de junho

A Biblioteca Central da Universidade Federal do Pará (BC/UFPA), localizada no Campus Guamá, iniciará, a partir do dia 16 de junho de 2025, uma obra de reforma que prevê a substituição do telhado e do forro do salão principal de estudos “Ruth Conduru”. A intervenção tem previsão de duração de 90 dias e visa garantir melhorias estruturais e de segurança para a comunidade acadêmica.

A reforma do telhado e do forro da Biblioteca Central é uma ação estratégica visando promover infraestrutura adequada às necessidades acadêmicas e administrativas. Trata-se de uma reforma indispensável para garantir a segurança estrutural, o conforto ambiental e a proteção da integridade física dos usuários e servidores.

Além de resolver questões estruturais, a obra também proporcionará melhorias significativas na segurança, na iluminação e na estética arquitetônica do espaço de leitura e estudo. “A execução dessa reforma reforça o compromisso da gestão em promover melhorias no ambiente da Biblioteca Central, garantindo que, ao término das obras, o espaço seja restituído à comunidade com uma infraestrutura adequada e segura, promovendo melhores condições de uso para usuários, servidores e toda a comunidade acadêmica”, destaca comunicado emitido pela direção da BC.

Serviços – Durante o período da reforma, diversos serviços da Biblioteca Central permanecerão disponíveis de forma online e, em alguns casos, mediante agendamento:

Serviços online – poderão ser acessados pelo site: https://bc.ufpa.br os seguintes serviços:

  • Repositórios Institucionais
  • Geração de Ficha Catalográfica
  • SOS Normaliza
  • Normas Técnicas
  • Minha Biblioteca
  • Pré-cadastro de usuários
  • Nada Consta
  • Treinamentos remotos

Serviços presenciais – os serviços a seguir serão mantidos com restrições e/ou mediante agendamento:

  • Empréstimos: atendimento mediante agendamento pelo link
  • Devoluções: diretamente no balcão de atendimento
  • Escritório de Direitos Autorais: agendamento pelo e-mail edabc@ufpa.br ou telefone (91) 3201-7787
  • Obras raras: agendamento pelo e-mail obrasrarasbc@ufpa.br ou telefone (91) 3201-7352
  • Treinamentos do Portal de Periódicos: agendamento pelo e-mail bcperiodicos@ufpa.br

Horários de atendimento e Serviços suspensos – durante o período de reforma, a equipe da Biblioteca continuará atuando internamente e mantendo os atendimentos online, das 8h às 20h. As atividades administrativas seguem normalmente. Atenção para as atividades que estarão suspensas:

● Utilização dos espaços da biblioteca (salas de estudo, acervo físico, etc.)
● Atendimento aos sábados

A Biblioteca Central orienta que estudantes e servidores acompanhem os canais oficiais da BC para atualizações sobre o andamento das obras: www.bc.ufpa.br e o perfil no Instagram. Também é recomendada a utilização dos serviços online e o planejamento prévio para empréstimos e devoluções.

Outra alternativa é a utilização das demais bibliotecas do campus Guamá durante esse período.

Para mais informações ou dúvidas: bc@ufpa.br

Leia o comunicado na íntegra na página da BC

TEXTO: Biblioteca Central, com edição da Ascom UFPA

FOTOS: Alexandre de Moraes

Relação com os ODS da ONU:

ODS 4 - Educação de Qualidade

Leia também

Compartilhe

Facebook
Twitter
LinkedIn
Telegram
WhatsApp
Email
Print
Pular para o conteúdo