O Programa de Pós-graduação em Filosofia (PPGFIL) da UFPA promove o Café Philo Arte no dia 22 de setembro, na Ãnima Studios – Sala de Concertos. O evento tem o objetivo de pensar temas filosóficos fora do contexto acadêmico. Por isso, este mês, problematizará a Arte, tendo como convidado o professor Henry Burnett, que trabalhará o recorte “Mário Andrade e a Alemanha”. O Café Philo Arte, com início às 18h, será aberto ao público e conta com emissão de certificado.
O evento, que geralmente é realizado no último domingo de cada mês, sempre busca um tema controverso, "a partir de uma visão multifacetada e capaz de envolver o discurso filosófico ao de áreas afins, em um formato dinâmico e marcado pela informalidade, sem faltar a seriedade necessária para debater os temas propostos”, explica a professora Jovelina Ramos, coordenadora do PPGFIL. Segundo ela, os convidados do Café Philo podem ser “egressos e/ou discentes do PPGFIL, docentes recém-chegados ao Programa ou de passagem por Belém, pesquisadores de áreas afins.”
Importância – De acordo com Jovelina, o foco do evento é “introduzir o público leigo em temáticas que envolvem uma abordagem multidisciplinar, tomando como eixo de condução do debate a questão filosófica”. Além disso, a professora também destaca a responsabilidade do Café Philo em mostrar a atualidade da Filosofia e sua capacidade de estar relacionada às questões do mundo contemporâneo.
Cafés Philo Artes – Com um ano de existência, o projeto do PPGFIL já abordou temas como "ambivalência", "exceção", "filosofia, poesia e música", "justiça", "liberdade", "mentira", "música", "sedução", "traição", "vingança". E ainda não é o fim, já que, em outubro, o evento discutirá “feminismos”. Por isso a coordenadora anseia por “um encontro prazeroso, com pessoas interessadas em debater a temática apresentada”, como nos meses anteriores.
Texto: Alice Palmeira – Assessoria de Comunicação da UFPA
Foto: Reprodução / Google