O III Jirau Agroecológico do Baixo Tocantins, a III Semana Acadêmica do IFPA/Cametá, o III Encontro das Agrárias do Baixo Tocantins e o II Encontro de Ações Integradas de Ensino Técnico, Tecnológico e Superior do Baixo Tocantins ocorrerão, simultaneamente, no município de Cametá, entre os dias 27 e 29 de novembro.
Com a temática central “Atuação em Rede e a Resistência do Movimento Agroecológico no Baixo Tocantins: do diálogo de saberes à promoção dos conhecimentos”, o evento envolve em sua organização a Universidade Federal do Pará (UFPA), a Universidade do Estado do Pará (UEPA), o Instituto Federal do Pará (IFPA) e a Associação Paraense de Apoio às Comunidades Carentes (APACC).
O evento, que será realizado no Seminário São Vicente de Paula, está com inscrições estão abertas até o dia 17 de novembro. Vale destacar que receberá também resumos simples e expandidos até este mesmo dia. O melhor trabalho de cada um dos eixos que guiam a programação do evento será apresentado oralmente. As temáticas propostas são: Protagonismo feminino na Agroecologia; Gestão do território e a sociobiodiversidade; Educação do Campo; Ciência, tecnologia e inovação e Economia solidária e mercados sociais.
Para além dessas apresentações orais, a programação é composta por distintas palestras, oficinas, minicursos, mesas-redondas e rodas de conversa, atividades que têm como cerne a valorização de questões inerentes à agricultura familiar e à agroecologia.
De acordo com a professora da UFPA Monique Medeiros, uma das coordenadoras do evento, busca-se, por meio dos espaços de discussão, proporcionar o diálogo e a troca de experiências entre aqueles que promovem a agroecologia na região e promover a atuação em rede não somente entre agricultores, como também entre discentes, docentes, pesquisadores, extensionistas rurais e demais sujeitos do campo e da cidade. “A interação entre distintos sujeitos fortalece significativamente a proposta e a operacionalização de novos caminhos de desenvolvimento rural que se desviam do modelo hegemônico puramente economicista”, afirmou Monique Medeiros.
Espaços de construção de conhecimento simultâneos – A realização de diversos espaços de construção de conhecimento simultâneos, como mesas-redondas, palestras, oficinas, minicursos, rodas de conversa e até uma feira de produção agroecológica e economia solidária, busca garantir a diversidade das formas de trabalhar a agricultura. “A decisão pelo tema central do evento envolveu distintos atores sociais atuantes no Baixo Tocantins. As trocas de informações e discussões produtivas concluíram que o protagonismo dos agricultores deveria ganhar destaque nesses distintos espaços de discussão e de práticas que configuram tal evento”, afirmou Monique Medeiros.
Na Feira de Produção Agroecológica e Economia Solidária serão ofertados alimentos produzidos pelos agricultores familiares do território. Entre eles destacam-se: frutas e hortaliças, doces e geleias, farinha de tapioca, fécula de mandioca, peixe, galinha caipira, plantas ornamentais, mudas de frutíferas, além de artesanatos elaborados com fibras de espécies vegetais locais.
Serviço:
III Jirau Agroecológico do Baixo Tocantins / III Semana Acadêmica do IFPA/Cametá / III Encontro das Agrárias do Baixo Tocantins / II Encontro de Ações Integradas de Ensino Técnico, Tecnológico e Superior do Baixo Tocantins.
Data: 27, 28 e 29 de novembro
Local: Seminário São Vicente de Paulo, Bairro da Aldeia, Cametá, Pará
Inscrição: 1kg de alimento não perecível, entregue no credenciamento.
Texto: Raquel Brasil – Assessoria de Comunicação da UFPA
Foto: Reprodução / Google