Campus Abaetetuba promove seminário para debater sobre extensão universitária

Sob a temática “Extensão Universitária: Transformando Realidades e Construindo Esperança no Baixo Tocantins”, a Divisão de Extensão do Campus Universitário de Abaetetuba da Universidade Federal do Pará promoverá, entre os dias 19 e 21 de agosto, o Seminário de Extensão 2025. As inscrições para o evento são gratuitas e ficam abertas até o dia 18 de agosto para ouvintes. Para se inscrever, basta preencher o formulário de inscrição do seminário.

Com o objetivo de reafirmar o compromisso da universidade pública com a transformação social, a construção coletiva do conhecimento e a indissociabilidade entre ensino, pesquisa e extensão, o seminário terá uma programação voltada à socialização de experiências, reflexões e práticas extensionistas desenvolvidas por docentes, técnicos e discentes do Campus Abaetetuba, na região do Baixo Tocantins. A escolha do tema deste ano foi construída de forma coletiva e participativa, com uma votação  que elegeu “Extensão Universitária: transformando realidades e construindo esperança no Baixo Tocantins”.

“A importância dos projetos de extensão está diretamente ligada à capacidade de a Universidade ouvir e compreender as realidades locais. Em nosso campus, a extensão não é apenas uma ação que parte da universidade para a comunidade, ela nasce do diálogo, da escuta atenta e do reconhecimento das demandas sociais, culturais e econômicas do nosso entorno”, pontua o professor Manuel dos Santos Costa, coordenador do Campus Abaetetuba.

A programação do evento pode ser visitada no site oficial e no perfil do Campus Abaetetuba, a partir do dia 31 de julho.

Inscrições – Para se inscrever como ouvinte, as(os) interessadas(os) devem acessar o formulário de inscrição do seminário e preenchê-lo até o dia 18 de agosto. Já quem pretende apresentar trabalho deve se inscrever como participante até o dia 31 de julho. 

As(Os) participantes docentes e técnico-administrativas(os) podem submeter propostas de palestras, minicursos, oficinas, mesas-redondas, atividades artístico-culturais, entre outras. Já as(os) discentes podem submeter trabalhos em forma de comunicação oral ou banner. Os resumos das atividades submetidas serão publicados nos anais do evento e o template para resumos pode ser visitado aqui.

“A nossa expectativa é que haja uma ampla participação da comunidade, como apresentadores de trabalhos, mas também como ouvintes, debatedores e articuladores de novas ideias. Queremos que todos se sintam parte do evento e também esperamos que a comunidade externa se sinta acolhida e representada, reconhecendo na Universidade um espaço de escuta, colaboração e valorização das suas experiências”, comenta Ladyana Lobato, coordenadora da Divisão de Extensão do Campus Abaetetuba.

TEXTO: Vinicius Gonçalves - Assessoria de Comunicação Institucional da UFPA

Relação com os ODS da ONU:

ODS 4 - Educação de Qualidade

Leia também

Compartilhe

Facebook
Twitter
LinkedIn
Telegram
WhatsApp
Email
Print
Pular para o conteúdo