O Campus Universitário de Altamira conta com um novo aliado no enfrentamento aos desafios da permanência estudantil de estudantes indígenas no ensino superior, o Projeto Saberes dos Estudantes Indígenas da UFPA (Prosa). Criado para dar visibilidade às experiências, aos conhecimentos e às contribuições que os discentes trazem de suas comunidades para dentro do espaço acadêmico, o projeto será um importante propulsor para as políticas de inclusão ao disponibilizar um espaço de escuta e acolhimento que valoriza o protagonismo indígena e destaca a integração dos saberes tradicionais e dos conhecimentos acadêmicos ao longo da trajetória acadêmica.
A iniciativa trabalha na escuta de estudantes indígenas, realizando rodas de conversa em um espaço aberto para que possam debater os mais diversos temas sobre as jornadas formativas e os desafios a serem enfrentados. Além das trocas, o projeto também trabalha na produção audiovisual para as redes sociais, por meio das gravações dos depoimentos, permitindo que os seguidores conheçam as experiências vividas por diferentes estudantes.
De acordo com o coordenador do Projeto Saberes, Jaime Barros dos Santos Junior, o Prosa é uma contribuição que fortalece a comunicação intercultural e contribui para as políticas de permanência estudantil, reafirmando o papel da UFPA como espaço de diversidade, inclusão e transformação, que não se restringe ao corpo acadêmico, mas também é para as comunidades desses estudantes.
“O projeto amplia o reconhecimento da diversidade epistêmica da Amazônia e promove a interculturalidade do conhecimento. Para a comunidade acadêmica, significa construir pontes entre ciência e saberes indígenas, contribuindo para políticas de permanência e para a inclusão epistêmica. Além disso, reforça o papel social da universidade pública como espaço de diversidade, justiça e construção coletiva do conhecimento”, destaca Jaime Barros dos Santos Junior.
Segundo o coordenador, inicialmente o projeto está focado nos discentes do Campus Altamira, no entanto o plano é ampliar e agregar todos os campi da UFPA em futuras edições, garantindo uma rede de acolhimento para os discentes indígenas da UFPA. Além do professor, o Prosa também conta com a colaboração da professora Francilene de Aguiar Parente e do discente do curso de Engenharia Florestal Thalyson Xipaya.
“Assim que fui aprovado no projeto, me veio uma empolgação gigante, já que eu iria trabalhar com o que gosto: dar voz aos povos indígenas. Eu levo comigo a capacidade de mostrar, não somente ao país, mas também ao mundo, a força e resistência que os povos indígenas têm em todos os lugares”, comenta o bolsista do projeto, Thalyson Xipaya, discente do curso de Engenharia Florestal.
As(Os) interessadas(os) em integrar o projeto podem entrar em contato pelo e-mail jaime@ufpa.br ou pela página do Instagram do projeto. É possível participar por meio da gravação de depoimento para compartilhamento no perfil do projeto ou apoiando a divulgação do conteúdo que é compartilhado.