O Laboratório de Aquicultura de Peixes Ornamentais do Xingu (Laquax), no Campus da UFPA de Altamira, mantém disponível a exposição "Conhecendo os peixes do rio Xingu". O principal objetivo é educar a população sobre o rio e seus peixes, com destaque para a preservação das espécies. A exposição é aberta à visitação, sem necessidade de agendamento, exceto para as visitas escolares.
Os visitantes são recebidos por alunos do curso de Biologia, os quais passam informações sobre os peixes e seu modo de vida e realizam brincadeiras com jogos didáticos para fixação do conteúdo aprendido. “Ao perceber que muitas pessoas da cidade não conheciam as espécies de peixes que havia no rio em frente às suas casas, muitas dessas espécies conhecidas mundialmente, como o acari-zebra, pensamos em desenvolver um projeto de educação ambiental e abrir parte do laboratório para visitação”, explica o professor Leandro Sousa, um dos coordenadores do projeto.
A programação faz parte de dois projetos de extensão do edital da Proex 2017. O primeiro é o Projeto "Estruturando a visitação do aquário do rio Xingu na Universidade Federal do Pará, Campus Altamira: difusão da biodiversidade local para a comunidade altamirense", coordenado pelo professor Leandro Sousa, no qual diferentes espécies de peixes do rio Xingu foram colocadas nos aquários, reproduzindo o habitat original para cada uma delas. Já o segundo, "Caracterização dos habitats aquáticos da Volta Grande do Xingu", coordenado pela professora Tatiana Pereira, organizou uma demonstração com esses aquários, a qual está aberta aos alunos das escolas da região.
O professor Leandro Sousa explica que trazer a escola para dentro dos muros da Universidade e mostrar aos alunos a possibilidade de suas inserções nesse meio é uma forma significativa de mostrar à comunidade local que a Universidade também lhes pertence.
Exposição – Em dois dias de exposição, o aquário já recebeu a visita de 136 alunos da Escola Municipal Florêncio Filho, em Altamira, e ficará em funcionamento por tempo indeterminado. A exposição é aberta ao público, e as visitas podem ser realizadas diariamente, no período das 8h às 12h e das 14h às 17h30. Já as escolas precisam fazer o agendamento e podem até solicitar o ônibus da UFPA, para o transporte dos alunos, por meio dos e-mails lmsousa@ufpa.br e tatianasp@ufpa.br ou pessoalmente, no laboratório de Aquicultura.
Canal no Youtube – Além da exposição, o projeto também mantém um canal no Youtube, voltado para a divulgação científica. Para conferir os vídeos, que são divulgados semanalmente, clique aqui.
Serviço:
Exposição "Conhecendo os peixes do rio Xingu"
Data: tempo indeterminado.
Local: no Laboratório de Aquicultura de Peixes Ornamentais do Xingu, no Campus de Altamira.
Agendamento e solicitação de ônibus por meio dos e-mails lmsousa@ufpa.br e tatianasp@ufpa.br.
Texto: César Filho- Assessoria de Comunicação da UFPA
Fotos: Divulgação