De 19 a 21 de março, o Campus da Universidade Federal do Pará em Altamira sediará a 35ª edição do Fórum dos Coordenadores dos Campi da UFPA. A reunião, realizada duas vezes ao ano, congrega todos os coordenadores dos campi da UFPA, assim como as direções de institutos e núcleos dos campi com representantes da Gestão Superior, como a Reitoria, as Pró-Reitorias e a Prefeitura Multicampi.
O fórum reúne os gestores das 11 Unidades Regionais da UFPA, sediados no interior do Pará, em diferentes territórios socioeconômico-culturais. São eles: Abaetetuba, Altamira, Ananindeua, Bragança, Breves, Cametá, Capanema, Castanhal, Salinas, Soure e Tucuruí. Durante o encontro, são discutidas temáticas importantes para o fortalecimento da Instituição, baseado nas necessidades regionais e em questões que contemplam o cenário nacional e os impactos na Universidade como um todo.
“Trata-se de um momento em que os campi fortalecem a unidade político-acadêmico-administrativa, necessária para que a Universidade continue sempre inclusiva, democrática, plural, gratuita, pública e com qualidade social”, afirma o professor Doriedson Rodrigues, presidente do Fórum dos Coordenadores dos Campi da UFPA.
Debates – Em Altamira, o fórum promoverá o debate e a busca de proposições para um conjunto de demandas que vem surgindo da dinâmica de envolvimento dos campi da UFPA em seus territórios de atuação e em decorrência do cenário nacional, internacional e local. Também serão debatidas ações multicampi em esporte, cultura e lazer, de modo a considerar a situação dos estudantes, assim como será discutida a implementação de projetos e programas de extensão focados nas necessidades dos territórios de atuação dos campi, entre outras temáticas.
“O Fórum dos Coordenadores é uma conquista de um conjunto de gestores e gestoras que vivenciam a dinâmica dos campi nesses mais de 30 anos da Universidade Multicampi, com a possibilidade de se pensar e construir, coletivamente, uma universidade sempre comprometida com os diversos territórios em que as Unidades Regionais se encontram, com realidades plurais, mas também comuns entre os campi”, expõe Doriedson Rodrigues.
Programação – Os três dias do evento serão compostos por sete painéis, que serão mediados e problematizados por coordenadores e diretores de Unidades Acadêmicas dos campi. Para esses painéis, serão convidados pró-reitores e representantes de todas as Pró-Reitorias da UFPA, além de representantes da Assessoria de Diversidade e Inclusão Social (ADIS), da Superintendência de Assistência Estudantil (Saest) e da Prefeitura Multicampi.
Entre as temáticas escolhidas para os painéis, estão: “A política de Assistência Estudantil em relação multicampi na UFPA”, “As políticas de descentralização e acompanhamento acadêmico em relação multicampi”, “Políticas multicampi para a diversidade e inclusão social na UFPA”, “Internacionalização e pós-graduação em relação multicampi: políticas de indução na UFPA”, entre outros temas que serão abordados no evento.
Universidade Multicampi – A UFPA possui 11 campi no interior do estado do Pará, com intenso impacto social, político, econômico e acadêmico em diferentes regiões. Os campi contemplam mais de um terço dos discentes ativos da UFPA, possuem, aproximadamente, 1000 ações de pesquisa, ensino e extensão e atuam também na pós-graduação, com mestrados e doutorados presentes neles.
Serviço:
XXXV Reunião do Fórum dos Coordenadores dos Campi da UFPA
Data: de 19 a 21 de março
Local: Campus de Altamira
Horário: a partir das 8h30
Para conferir a programação completa, acesse aqui.
Texto: Adams Mercês – Assessoria de Comunicação da UFPA
Foto: Alexandre de Moraes