Apesar de a educação de qualidade ser um direito garantido pela Constituição brasileira para todos os que vivem no Brasil, o país sofre com números alarmantes de fechamento de escolas públicas. Essa realidade é agravada em escolas localizadas nos territórios do campo, afetando comunidades rurais, indígenas e quilombolas, que precisam se mobilizar pelo direito à educação de nível básico e médio. Nesse contexto, será realizado o VI Seminário de Combate ao Fechamento das Escolas do Campo, Indígenas e Quilombolas no dia 26 de abril, a partir das 8h30, no Ginásio de Esportes do Campus Castanhal da Universidade Federal do Pará.
O evento tem inscrições gratuitas e parte do objetivo de mobilizar representantes de organizações governamentais e não governamentais, movimentos sociais e sindicais, docentes, discentes e técnicos das redes de ensino, para fortalecer o diálogo sobre o combate ao fechamento das escolas do campo. A ação é promovida pelo Fórum Paraense de Educação do Campo (FPEC) e pelos Fóruns Regionais de Educação do Campo, em parceria com o Campus de Castanhal da UFPA.
“É necessário conclamar toda a sociedade para a problemática gravíssima de fechar as escolas do campo, indígenas e quilombolas, e fazer a grande mobilização no combate ao fechamento das escolas, tendo como elemento fundante a garantia do direito aos sujeitos residentes nos territórios rurais do estado do Pará. Apesar das dificuldades, temos construído e consolidado uma grande rede de parceiros em defesa da garantia do direito à Educação do Campo”, informa Eula Regina, integrante da organização do evento.
As inscrições são gratuitas e devem ser realizadas pela página do evento até o dia 26 de abril para a emissão dos certificados de participação.
Fechamento de escolas rurais – Entre 2000 e 2021, foram fechadas mais de 151 mil escolas, com 105.385 fechadas nos territórios rurais. O quadro de fechamentos foi agravado no período pandêmico, precarizando o ensino de comunidades do campo, indígenas e quilombolas. Segundo o Censo Escolar do INEP de 2021, cerca de 86 escolas foram fechadas no estado do Pará, sendo 57 escolas no território rural.
Serviço:
VI Seminário de Combate ao Fechamento das Escolas do Campo, Indígenas e Quilombolas
Data: 26 de abril de 2023
Hora: das 8h30 às 12h20
Local: Ginásio de Esportes do Campus UFPA Castanhal
Inscrições via página do evento até o dia 26 de abril
Texto: Jambu Freitas – Assessoria de Comunicação Institucional da UFPA
Foto: Alexandre de Moraes – Arquivo Ascom/UFPA