O Campus Castanhal da Universidade Federal do Pará (UFPA) promove, de 10 a 12 de dezembro de 2024, o 1º Congresso Nacional de Educação Especial (CNEEI). O evento é uma realização do Núcleo de Acessibilidade do Campus Castanhal, em parceria com a Universidade da Integração Internacional da Lusofonia Afro-Brasileira (Unilab), da Universidade Federal de Juiz de Fora (UFJF) e do Programa de Pós-Graduação em Estudos Antrópicos na Amazônia (PPGEAA/UFPA). O evento contará com 90% das atividades presenciais realizadas na cidade de Castanhal/PA, além de atividades pontuais nas cidades de Redenção/CE e Juiz de Fora/MG no dia 11 de dezembro.
Sob o tema “Perspectivas para a formação de professores da Educação Básica”,o intuito da realização é promover o debate científico, político e ético sobre a formação inicial e continuada de professores da Educação Básica para atuarem na Educação Especial Inclusiva, problematizando o cenário atual. Também há as perspectivas e os desafios postos pelas novas políticas públicas de formação docente e pelas demandas educativas que continuam com baixo atendimento na Educação Especial, como as pessoas com Altas Habilidades/Superdotação.
“A importância do preparo de profissionais da Educação para um ambiente mais inclusivo decorre do fato de a escola contemporânea, como o mundo atual, ser marcada pela diversidade de sujeitos e pelas demandas sociais desses grupos pelo direito de ser e de viver a diferença. Então, é preciso formar um educador que compreenda, respeite e apoie a inclusão da diversidade, do direito de todos e todas terem acesso a uma educação com qualidade e equidade, promotora de aprendizagem e de cidadania. A diversidade não é um tema teórico, mas uma exigência do cotidiano escolar”, disse a professora Débora Alfaia..
Assim, espera-se que os participantes possam refletir sobre a expansão dessa formação no cenário nacional e sobre como esse processo pode e deve se constituir em efetiva melhoria de qualidade da educação ofertada para os diferentes públicos da Educação Especial, na perspectiva da inclusão e na oferta de uma formação docente com bases críticas e com qualidade social referenciada.
Desafios do cenário atual – A formação inicial em Educação Especial Inclusiva, até 2023, era pouco exercida pelo setor público, estando localizada em três Instituições Federais de Ensino, na Universidade Federal de São Carlos (UFSCar), Universidade Federal de Santa Maria (UFSM) e Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro (UFRRJ), o que tem mudado com a criação do Programa Nacional de Fomento à Equidade na Formação de Professores da Educação Básica – Parfor Equidade, que veio com a proposta de expansão da oferta pública e da presença dessa formação para diferentes regiões brasileiras.
O Parfor Equidade é o programa que forma professores em licenciaturas específicas e pedagogos para atendimento das redes públicas e comunitárias que têm educação escolar indígena, quilombola e do campo, especial inclusiva e bilíngue de surdos. Em seu primeiro ano de adesão, a UFPA e a UFJF já ofertarão a Licenciatura em Educação Especial Inclusiva, promovendo formação específica fora do eixo das capitais. Além do Campus Castanhal da UFPA, as turmas de Educação Especial Inclusiva do Parfor Equidade também foram ofertadas em Cametá e Marapanim.
Sobre o I CNEEI – As inscrições podem ser realizadas até o encerramento das vagas, na página do evento. Somente os participantes inscritos em atividades presenciais nas cidades de Castanhal/PA, Redenção/CE e Juiz de Fora/MG receberão o kit físico do evento. Os valores da taxa de inscrição variam de acordo com cada modalidade de inscrito: público em geral, estudantes de graduação, estudantes de pós-graduação, professores da Educação Básica, pesquisadores, movimentos sociais, PcD, estudantes em vulnerabilidade, entre outros.A programação contará com fóruns de discussão, minicursos, oficinas, mesas- redondas, com transmissão ao vivo. Confira a programação completa aqui.