Com o objetivo de fortalecer a ligação entre o ensino e a aprendizagem da língua espanhola por meio de ações de arte e cultura, teve início, nesta sexta-feira, 19 de outubro, o Circuito de Cinema Pedro Almodóvar, promovido pelo Grupo de Arte e Cultura José Martí, do curso de Língua Espanhola do Campus da UFPA de Abaetetuba. As sessões de cinema seguem nas próximas sextas-feiras, com exceção do feriado do dia 2 de novembro, sempre às 14h. A participação é aberta a toda a comunidade acadêmica e é gratuita.
A atividade artístico-cultural é uma forma de homenagear o diretor espanhol Pedro Almodóvar, por meio da exibição de seis de suas obras mais conhecidas. Com essas exibições, espera-se que os alunos passem a ter maior identificação com a arte cinematográfica espanhola. “Este evento faz parte da proposta do Projeto cultural “¡Hispanoamericanicémonos!”, cuja finalidade é fortalecer o ensino-aprendizagem do idioma espanhol, bem como difundir, por meio da arte e cultura, as principais manifestações do mundo da língua espanhola”, explica o professor Marco Chandía Araya.
Para que as sessões sejam acessíveis para todos os públicos, os filmes são exibidos com o aúdio original, em espanhol, e possuem legenda em português. O primeiro filme exibido foi Ata–me! (¡Átame!) de 1990. Após a mostra, há sempre um debate acerca de diversos temos propostos pelos espectadores presentes. “Seguimos com o compromisso de realizar uma integração cultural entre a nossa realidade paraense e o universo da língua espanhola. Buscamos, desta forma, criar um ambiente latino-americano mais atuante e comprometido com a arte e a cultura da região”, ressalta Marco Chandía Araya.
Serviço:
Circuito de Cinema Pedro Almodóvar
Local: Auditório Cabanagem – Campus de Abaetetuba
Horário: 14h
Próximas exibições:
Tudo sobre minha mãe (Todo sobre mi madre) (1999) – Dia 22/10
Má educação (La mala educación) (2004) – Dia 09/11
Abraços partidos (Los abrazos rotos) (2009) – Dia 16/11
A pele que habito (La piel que habito) (2011) – Dia 23/11
Julieta (2016) – Dia 30/11
Texto: Assessoria de Comunicação da UFPA
Foto: Reprodução / Google