Para divulgar notícias ao público que não possui acesso à internet, o Campus de Soure da UFPA iniciou o Projeto Universidade na Rádio, Informação, Ciência e Cidadania ao Alcance de Todos. O objetivo é expandir o conhecimento produzido no campus e as notícias sobre temas relevantes para a comunidade local. Este mês, o projeto vai tratar sobre o Setembro Amarelo.
Um dos objetivos da ação é fazer a comunidade entender o papel fundamental que a universidade exerce para a educação e o desenvolvimento da região. “Queremos promover um ato de cidadania, onde a população sinta-se parte da universidade e adquira informações que sejam úteis para o dia a dia. Divulgamos assuntos como política, ciência, cidadania, meio ambiente e assuntos diversos”, afirma Giovane Silva, coordenador do projeto.
O boletim, que é transmitido diariamente, às 14h, no programa Tarde Especial, da Rádio SOL FM 103.9 (mhz), parceira da UFPA no município de Soure, é dividido entre a etapa chamada de “Universidade Informa”, voltada para informações gerais, e a etapa denominada “Fique ligado”, que aborda informações do Campus de Soure.
“Este mês, no programa, vamos falar sobre a importância da campanha do Setembro Amarelo. Serão abordados assuntos como: depressão, ansiedade, medo, além de falar dos órgãos públicos que trabalham a saúde mental das mais diversas formas”, explica Giovane Silva.
Setembro Amarelo – O Setembro Amarelo é uma campanha de conscientização sobre a prevenção do suicídio. No Brasil, foi criado em 2015, pelo CVV (Centro de Valorização da Vida), pelo CFM (Conselho Federal de Medicina) e pela ABP (Associação Brasileira de Psiquiatria), com a proposta de associar a cor ao mês que marca o Dia Mundial de Prevenção do Suicídio (10 de setembro).
Serviço:
Universidade na Rádio, Informação, Ciência e Cidadania ao Alcance de Todos
Dia: de segunda a sexta
Hora: às 14h
Local: Programa Tarde Especial, Rádio SOL FM 103.9 (MHZ).
Texto: Maiza Santos – Assessoria de Comunicação da UFPA
Fotos: Divulgação