A Ilha do Marajó é o maior arquipélago de ilhas do mundo, composta por uma área de 40.100 km² . A economia da região é fortemente representada pelo extrativismo, pela pesca, pelo artesanato, pelo turismo e acima de tudo, pela pecuária bubalina. São esses aspectos que motivaram a criação do Encontro Marajoara de Contabilidade. O evento é gratuito e vai reunir pesquisadores da área, representantes de cooperativas, estudantes e membros da sociedade marajoara, nos dias 1º e 2 de setembro, no campus da UFPA, em Soure. As inscrições podem ser feitas por meio do site do encontro.
A atividade pretende ampliar as fronteiras geográficas da contabilidade no Pará, para uma região (Marajó) que representa um "terreno propício" para a constituição de cooperativas, seja de pescadores, agricultores familiares, artesãos, rabeteiros, mototaxistas ou fazendeiros. O evento é fruto de uma parceria entre a Faculdade de Contabilidade do campus de Soure da UFPA (Facicon/UFPA), o Conselho Regional de Contabilidade do Estado do Pará (CRC/PA) e a Organização das Cooperativas Brasileiras (OCB/PA).
Segundo o professor Anderson Pires, que organiza o encontro em conjunto com a professora Juliette Tavares, a ideia é fazer com que o evento possa potencializar o poder de impacto da contabilidade e contribuir para o “aprimoramento e expansão das redes profissionais e comunitárias”. Ele considera, como tópicos fundamentais, três benefícios que podem ser obtidos com a realização desta atividade de integração com a universidade: formação de alunos, o contato entre estudantes e pesquisadores da área, e a expansão do debate sobre a contabilidade no cenário local.
“Esse encontro se justifica pelos serviços que irá proporcionar, como a formação dos discentes por meio da criação e oferta de ambientes de discussões sofisticadas sobre a contabilidade na Amazônia; a interação entre os estudantes e pesquisadores experientes, algo que auxilia a potencializar o desenvolvimento de habilidades e competências cognitivas relacionadas a ciência, metodologia científica e raciocínio crítico, bem como a integração dos discentes com a comunidade; e a ampliação das fronteiras acadêmicas e profissionais para a realização de eventos científicos que permitem a integração de discentes e profissionais (de ensino, de pesquisa e do mercado)”, afirma Anderson Pires.
Sob estas perspectivas, espera-se a participação de profissionais da contabilidade, acadêmicos de Ciências Contábeis, empreendedores locais (cooperativas, associações e micro e pequenos empresários), tal como o público em geral para o enriquecimento do debate sobre o tema.
Programação – A programação do evento vai ser divida em algumas ações como: mesas redondas; programação cultural; palestras com professores da UFPA, representantes de cooperativas e do terceiro setor; atividade extensionista (2022.2), que vai fazer uma dinâmica de análise de custos e formação de preço na região; e atividade extensionista (2022.3) que vai abordar sobre a ética geral e profissional da contabilidade.
De acordo com o professor Anderson, todas as parcerias deste evento são estratégicas, uma vez que tratam de pontos fundamentais e que serão discutidos no evento, como a implantação e regulamentação de cooperativas locais.
Serviço:
Encontro Marajoara de Contabilidade
Data: 1° e 2 de setembro de 2022, a partir de 8h
Inscrição aqui.
Texto: Leandra Souza – Assessoria de Comunicação Institucional da UFPA
Foto: Alexandre de Moraes