Com o objetivo de promover a integração entre a comunidade acadêmica e o mercado profissional de Engenharia, o Campus da Universidade Federal do Pará (UFPA) em Tucuruí vai sediar o 1º Encontro de Engenharias da Amazônia, no período de 20 a 24 de outubro de 2025. Para contribuir para a troca de conhecimentos entre estudantes e profissionais em favor do desenvolvimento sustentável da região amazônica, o evento vai contar com uma programação multidisciplinar, com atividades que abrangem desde palestras e minicursos até visitas técnicas.
A primeira edição do encontro surge com a expectativa de trazer uma grande contribuição para o campus e para as relações dele com outras instituições e empresas da região, difundindo as Engenharias e a Física com foco em debates relacionados às questões ambientais que serão discutidas na COP 30. Entre os temas que serão trabalhados durante a programação, estão: as condições socioeconômicas do município de Tucuruí; gestão ambiental relacionada à COP 30; tecnologias aplicadas ao monitoramento de barragens; carreiras nas profissões tecnológicas; entre outras.
“Este evento vai ser um momento para enriquecermos a troca de conhecimento entre os profissionais que já estão no mercado e os professores que atuam dentro e fora do campus, buscando esclarecer qual linha de pesquisa os alunos pretendem seguir”, aponta a diretora da Faculdade de Engenharia Civil do Campus Tucuruí, Raisa Rodrigues Neves.
Os organizadores esperam receber discentes dos cursos de Engenharia e Física (graduação e pós-graduação) não somente da UFPA, mas também de outras instituições da região, além de estudantes de ensino médio que tenham afinidade com a área de exatas. A expectativa é que essa experiência possa estimular a aplicação de conceitos de Engenharia em concursos e apresentação de trabalhos acadêmicos, além de promover a interação dos profissionais e discentes do interior da Amazônia com outras regiões.
As inscrições estão disponíveis no site oficial do evento até o dia 13 de outubro, bem como a tabela de valores e o cronograma do encontro. Haverá certificação de 20 horas de carga horária para os participantes.
O evento é uma realização da Esquadro, empresa júnior criada por estudantes da UFPA, em parceria com o Campus Universitário de Tucuruí, o Núcleo de Desenvolvimento Amazônico em Engenharia (NDAE) e o Centro Acadêmico de Engenharia Civil.