Estão abertas as inscrições para submissão de propostas para o Programa de Apoio a Eventos no País (PAEP), da Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (Capes). O objetivo do PAEP é oferecer apoio financeiro para a realização de eventos com curta duração, abrangência internacional e nacional, que envolvam docentes, discentes e pesquisadores. Conforme o disposto no edital, a submissão de propostas será aceita até o dia 3 de dezembro, aqui.
A ideia é estimular a inovação e a geração de conhecimentos, de parcerias e de produtos que sejam relevantes para o Sistema Nacional de Pós-Graduação (SNPG). Entre os objetivos específicos do programa está: promover a melhoria da qualidade da produção científica e tecnológica nacional; fortalecer a cooperação científico-acadêmica por meio de eventos destinados à pós-graduação e parcerias internacionais e incentivar a integração entre docentes, pesquisadores e discentes de pós-graduação.
Critérios – Para solicitar apoio do programa, o candidato deve ser presidente da comissão organizadora ou presidente da sociedade/associação científica promotora do evento, responsabilizar-se por todas as informações submetidas à Capes e ter currículo cadastrado e atualizado na Plataforma Lattes.
O evento deve ocorrer no período entre 1º de março e 31 de julho de 2020, ser realizado no Brasil, ter abrangência internacional ou nacional. As propostas de abrangência regional serão eliminadas.
Inscrição – A submissão pode ser feita exclusivamente por meio do site do programa, até o dia 3 de dezembro. Será aceita uma única proposta por CPF e por evento. A proposta deverá ser enquadrada em uma das Áreas de Avaliação da Capes e será de responsabilidade do candidato a opção da área a que irá se submeter.
Para realizar a inscrição, a proposta deve conter obrigatoriamente os documentos: termo de anuência do dirigente máximo ou de quem detenha; delegação de competência da instituição executora, devidamente assinado e identificado; programação do evento contendo obrigatoriamente data, horário, palestrantes, natureza e título de cada atividade a ser desenvolvida; planilha detalhada com a previsão de gastos dos recursos financeiros solicitados à Capes.
Na etapa de inscrição, o candidato deverá informar ainda o número esperado de participantes (público-alvo). De acordo com essa informação, o evento será categorizado da seguinte forma: pequeno, eventos com público igual ou inferior a 200 pessoas; médio, eventos com público entre 201 e 600 pessoas; grande, eventos com público igual ou superior a 601 pessoas.
Analise da proposta – A seleção das propostas submetidas à Capes será realizada por meio de várias análises: Técnica, que irá avaliar a documentação para verificar se o candidato, o evento e a proposta estão de acordo com as regras do edital; Mérito, sobre o mérito científico-acadêmico da proposta pela Comissão de Avaliação da Capes; Priorização, com um processo de ranqueamento das propostas recomendadas na análise de mérito; e Classificação, quando é definido o número de propostas que serão apoiadas e o valor do financiamento, respeitando a disponibilidade orçamentária e financeira da Capes.
Serviço:
Programa de Apoio a Eventos no País (PAEP)
Submissão até 3 de dezembro de 2019
Link para o edital e documentos
Divulgação do resultado preliminar: 5 de fevereiro de 2020
Mais informações no site do programa
Texto: Maiza Santos – Assessoria de Comunicação da UFPA
Arte: Divulgação