Com o objetivo de diminuir o preconceito e melhorar a recepção de alunos africanos na UFPA, a Casa Brasil-África lança a revista em quadrinhos “Africano Paid’égua”, no dia 20 de novembro, a partir das 15h, no hall de entrada do bloco Mirante do Rio. Idealizado pela bolsista Cristal Torres, escrito por Ricardo Ono e desenhado por Volney Nazareno e Eliezer França, a história apresenta informações sobre países africanos.
Africano Paid’égua – Com o apoio da Editora da UFPA (Ed.ufpa), a publicação apresenta, com personagens fictícios, elementos culturais de países africanos e a vivência dos alunos oriundos de lá. O formato de quadrinhos, com os personagens, inova a forma de ensinar o público infantojuvenil. A história é baseada nas experiências contadas por discentes estrangeiros, por meio de entrevistas.
Objetivo – A data de lançamento também é Dia da Consciência Negra no Brasil. Por isso a obra tem a grande importância de debater o racismo institucional e lutar contra ele. Assim, o produto pedagógico aborda relações étnico-raciais, resultando na eliminação de preconceitos e discriminações no ambiente acadêmico, assim como exalta a cultura africana no Brasil e melhora a recepção de alunos africanos e afro-brasileiros na UFPA.
Estudantes Estrangeiros na UFPA – Desde a década de 70, a UFPA recebe alunos estrangeiros, por meio do Programa de Estudantes-Convênio de Graduação (PEC-G). Atualmente, a Universidade atende cerca de setenta alunos, a maioria deles da África. Por isso a Instituição luta constantemente contra o racismo e a xenofobia. Então, em parceria com a CBA, tem realizado diversos projetos para debater sobre preconceito e acabar com ele. (Leia mais aqui e aqui)
Texto: Alice Palmeira – Assessoria de Comunicação da UFPA
Arte: Divulgação