A Universidade Federal do Pará (UFPA) agora conta com um novo espaço para visitação no Campus Básico, a Casa Brasil IBGE COP. Inaugurada na tarde desta segunda-feira, 27 de janeiro, o espaço é fruto de uma parceria com o IBGE pretende aproximar a comunidade acadêmica com o trabalho de pesquisa realizado pelo instituto. O evento de inauguração contou com a presença da vice-reitora da UFPA, no exercício da Reitoria, Loiane Prado Verbicaro; do coordenador-geral do Centro de Documentação e Disseminação de Informações do IBGE (CDDI), José Daniel Castro; do superintendente estadual do IBGE no Pará, Rony Cordeiro; além de outros representantes institucionais e convidados.
A Casa Brasil IBGE COP faz parte de um plano de trabalho estratégico do próprio instituto para 2025, voltado à difusão de informações sociais, estatísticas e econômicas, em preparação para a Conferência das Nações Unidas sobre as Mudanças Climáticas (COP 30), que ocorrerá, de 10 a 21 de novembro, na capital paraense. Além da filial nomeada para a COP, o IBGE também possui outras duas unidades do espaço, sendo uma no Rio de Janeiro (RJ) e outra em Recife (PE).

“Eu espero que este espaço seja muito vibrante com a presença da nossa comunidade acadêmica e também das escolas para aproveitar as preciosidades e as informações que servem para todas as idades. Que a gente possa divulgar essas informações e avançar na produção de conhecimento e na compreensão sobre a nossa vida e a nossa realidade. Nós estamos em um ano muito decisivo com a realização da COP em nossa região. Defendemos que a COP, sobretudo, nos deixe um legado de conhecimento, de políticas públicas e de investimentos no desenvolvimento da nossa região, colocando as pessoas e as instituições da Amazônia como protagonistas de suas histórias”, pontuou Verbicaro.
No momento do tradicional corte da fita para a abertura oficial do espaço, o coordenador- geral do CDDI do IBGE, José Daniel Castro, aproveitou para agradecer a todos os envolvidos, destacar a importância do compartilhamento de dados com o público e para lançar, em Belém, o primeiro mapa com o estado do Pará no centro do mundo. “Entendam esta casa como a primeira casa de uma série de outras iniciativas que o IBGE quer fazer, não apenas por ser o ano da COP, mas também para que fique como um legado. Esta casa tem nove áreas de conhecimento e aqui, na presença da vice-reitora, nós estamos lançando o primeiro mapa com o Pará no centro do mundo”, apresentou José Daniel.
O novo espaço contém, ainda, um mapa atualizado pelo último censo da Região Metropolitana de Belém e um totem digital para que a população possa fazer pesquisas de nome, raça, localidade, entre outros dados que compõem o Censo do IBGE. Um dos destaques do projeto é a criação do Centro de Indicadores da Amazônia. “É impossível planejar políticas públicas eficazes sem dados confiáveis sobre educação, consumo, escolaridade e outros indicadores fundamentais para entender a realidade local”, destacou a vice-reitora da UFPA.


Oficinas e cursos gratuitos – Durante o mês de março de 2025, serão oferecidas oficinas gratuitas de preparação e cursos de capacitação em ferramentas digitais com o objetivo de auxiliar a população no uso de dados e no acesso às plataformas do IBGE. Os interessados que desejarem realizar alguma das quatro oficinas que serão disponibilizadas pelo Instituto podem se inscrever, a partir da próxima segunda-feira, 4 de fevereiro, no site da Casa Brasil IBGE.
“É importante estar aqui próximo aos estudantes, aos alunos de graduação e de pós-graduação para que eles possam usar essa sala e usar os dados do IBGE, porque eu costumo dizer que a nossa missão de retratar o Brasil só termina quando a gente consegue disseminar os dados que o IBGE emite”, defendeu o superintendente estadual do IBGE no Pará, Rony Cordeiro.



