Casa de Estudos Germânicos abre programação cultural para o aprimoramento na Língua Alemã

A Casa de Estudos Germânicos (CEG) da Universidade Federal do Pará (UFPA) vai realizar uma série de programações voltadas a pessoas interessadas no aprimoramento da linguagem e cultura alemãs.  Com atividades práticas de interações e trocas de conhecimentos, a oferta procura levar em consideração todos os níveis de Alemão, que vai de A0, nível iniciante, até C1, o nível mais avançado. A participação é gratuita e sem a necessidade de inscrição prévia.

Entre as atividades que buscam aprofundar os conhecimentos da Língua e da Cultura Alemãs, estão a exibição de filmes e a simulação de práticas do dia a dia, como compras no mercado, lazer e viagens, além de debates sobre temas ligados à política, à cultura e à migração. A programação será realizada de 13 de janeiro até 26 de fevereiro, sempre às segundas, terças e quintas-feiras, das 14h30 às 16h30.

Nas segundas-feiras, irá ocorrer a Einfach Deutsch– Fragen, sprechen, verstehen, atividade dirigida aos iniciantes no Idioma Alemão que desejam aprofundar seus conhecimentos e esclarecer suas dúvidas.  Ela consiste em uma espécie de consulta aberta, em que são discutidas situações e temas típicos do dia a dia e praticados em dramatizações, jogos e conversas. 

Nas terças-feiras, o espaço abrigará a Tarde de Cinema Alemão, que é aberta a todos os que desejam se aprofundar na Cultura Alemã por meio do cinema. Os filmes selecionados apresentam diferentes aspectos da sociedade, do cotidiano e da diversidade cultural na Alemanha. Após a exibição, será aberto um espaço para discussões e troca de impressões sobre os filmes.

Já durante as quintas-feiras, será realizado o Clube de Conversação, que é voltado para estudantes avançados que desejam discutir temas atuais, em Alemão, com outras pessoas para que possam falar Alemão com mais fluência. São discutidos temas como migração, política, tradições, linguagem juvenil, música, cinema, teatro etc.

Casa de Estudos Germânicos (CEG) – A CEG não oferece cursos regulares de Alemão, mas atua como um espaço complementar essencial para estudantes do Curso Livre de Alemão. Integrada ao Centro de Internacionalização da UFPA, a iniciativa promove a realização de uma abrangente programação cultural, oferecendo oficinas, palestras, seminários e minicursos, além de manter parcerias com instituições culturais da cidade de Belém a fim de desenvolver tais atividades numa abordagem ampla, atuando dentro e fora da Universidade. 

“A Casa de Estudos Germânicos se consolida como um espaço estratégico na Amazônia para a difusão da Língua e da Cultura Alemãs, promovendo acesso qualificado, intercâmbio cultural e apoio contínuo a pessoas que desejam desenvolver o Alemão de maneira consistente e conectada a um contexto internacional”, comenta Isabel Thaler, coordenadora do projeto.

Sediada no Setor Básico da UFPA, a Casa proporciona um ambiente descontraído que mistura ensino e diversidade cultural para o aperfeiçoamento dos conhecimentos na Língua Alemã. Mais informações sobre a programação podem ser encontradas no perfil da Casa de Estudos Germânicos

TEXTO: Eva Sarmento - Assessoria de Comunicação Institucional da UFPA

ARTES: Reprodução CEG-UFPA

Relação com os ODS da ONU:

ODS 4 - Educação de Qualidade

Leia também

Compartilhe

Facebook
Twitter
LinkedIn
Telegram
WhatsApp
Email
Print
Pular para o conteúdo