Completando 15 anos de história, o Centro de Excelência em Eficiência Energética da Amazônia (Ceamazon) vai realizar um evento nos dias 9 e 10 de julho, em comemoração à sua década e meia de atuação na região. O seminário, que ocorrerá no próprio prédio da Ceamazon, no Parque de Ciência e Tecnologia do Guamá, na UFPA, terá como tema “Ceamazon – 15 anos de Eficiência Energética na Amazônia: visando à Transição Energética”. O evento ocorrerá das 9h às 18h, e as inscrições devem ser feitas via formulário digital.
Iniciado em abril de 2010 por meio de um convênio entre a Universidade Federal do Pará, a Eletrobras e o Governo do Estado do Pará, o Ceamazon foi o primeiro Centro de Excelência em Eficiência Energética da Amazônia. Localizado no Parque de Ciência e Tecnologia Guamá, a concepção do Centro surgiu com o objetivo de pensar em ações de Eficiência Energética por meio de projetos de pesquisa e desenvolvimento (P&D), com a união de professores e pesquisadores da UFPA.
Configurado para atuar como uma entidade pública de Pesquisa, Desenvolvimento e Inovação, o Centro busca apresentar propostas inovadoras no âmbito da eficiência energética, visando ao uso racional de energias e promovendo o desenvolvimento desse campo de conhecimento com a multidisciplinaridade de pesquisadores das Engenharias Elétrica, Mecânica, Civil, Telecomunicações, Computação e Química, Arquitetura e Urbanismo, além de outras áreas do conhecimento.
Atualmente, um dos projetos de destaque desenvolvidos pelo Ceamazon na UFPA é o de Gestão de Eficiência Energética, em que são feitos estudos para o tratamento da eficiência energética como um problema integrado, envolvendo não só os aspectos específicos das instalações físicas e equipamentos entre si, como também a implantação de um sistema de gestão energética, por meio de uma rede de aquisição, transmissão e processamento de dados para supervisão e controle, em tempo real, do consumo de energia elétrica no ambiente da Cidade Universitária.
“São 15 anos de ações em Eficiência Energética que nos fazem ter excelência nesse assunto, mesmo sendo tão novos. A excelência é uma conquista que, às vezes, demora a chegar, mas, nestes 15 anos, já foram muitas realizações que temos que comemorar”, conclui a professora Emília Tostes, coordenadora do Ceamazon.
Outro projeto que beneficia o Campus Guamá da UFPA é o Sistema Inteligente Multimodal da Amazônia, que trouxe dois ônibus elétricos e um catamarã elétrico para a Universidade, além de outros projetos. Esses e os demais projetos desenvolvidos poderão ser conhecidos durante os dois dias de programação que iniciam às 9h da manhã e seguem até às 17h. A programação completa pode ser visitada no site do Ceamazon, bem como a realização da inscrição para aqueles que desejam participar.