O Centro Acadêmico de Administração (CAAD) da Faculdade de Administração (FAAD) promove, no dia 28 de agosto, a mesa-redonda “Ambiente de Negócios das Micro e Pequenas Empresas no Pará”. A programação ocorre das 9h às 12h, no auditório Setorial Profissional. O evento reunirá acadêmicos, empresários e autoridades para debater o ambiente de negócios das micro e pequenas empresas paraenses.
Em busca de propor alternativas para estimular a sustentabilidade de seus negócios em longo prazo, o evento proporcionará discussões baseadas no confronto de diferentes pontos de vista acerca dos aspectos favoráveis e desfavoráveis enfrentados pelas micro e pequenas empresas.
A programação é destinada a docentes, discentes, empresários, profissionais e aos demais interessados na temática. Todos os presentes inscritos receberão certificado de participação. As inscrições serão realizadas no auditório, a partir das 8h.
Diálogo com a realidade – Mediador da mesa-redonda, o professor Luís Alberto é coordenador do Projeto “Estratégia MPEs”, que presta consultoria a micro e pequenas empresas paraenses. Ele afirma que a universidade só faz sentido se dialogar com a realidade do contexto que a envolve. Além disso, ela deve propor soluções, gerando e compartilhando o conhecimento necessário para avançar no desenvolvimento regional. “Especialmente aquelas demandas originárias da parcela da sociedade local que tem menores condições de acessar esses conhecimentos que, no caso relacionado às atividades empreendedoras, são as empresas e os empreendimentos de menor porte”, opina Luís Alberto.
Reflexões a partir do evento – O professor conta que são muitas as expectativas para a mesa-redonda. Todas elas relacionadas com a diversidade de pontos de vista e com o tratamento dessa complexidade. “Não apenas pela crítica ou pela análise em si, mas também, principalmente, pela atitude propositiva de construção de alternativas de soluções para os muitos problemas enfrentados pelas micro e pequenas empresas e, em última instância, pela sociedade de uma maneira geral”, conclui.
Palestrantes – O debate de ideias construídas com base nas diferentes perspectivas será garantido pelo grupo plural, que participará da mesa-redonda. De São Paulo, vem o professor Wilson Toshiro Nakamura, do Programa de Pós-Graduação em Administração de Empresas e do Programa de Pós-Graduação em Ciências Contábeis, ambos da Universidade Presbiteriana Mackenzie, e consultor de empresas, com vasta experiência na área de Administração Financeira e diversas publicações no Brasil e no exterior.
Para pontuar a temática no cenário regional, estarão presentes Elias Gomes Pedrosa Neto, diretor-secretário da Federação das Indústrias do Pará, e Leandro Morais de Almeida, especialista em Economia Regional (UFPA), com doutorado em Desenvolvimento Socioambiental pelo NAEA. Conselheiro efetivo no Conselho Regional de Economia do Pará, o professor da UFPA também realiza pesquisas na área do desenvolvimento regional, políticas públicas, economia industrial e sistema de inovação.
A mesa ainda terá a participação de Luís Alberto Monteiro de Barros, professor de Gestão e Estratégia Organizacional da Faculdade de Administração da UFPA e coordenador de Projetos de pesquisa e extensão, como o Estratégia MPEs, que presta consultoria a micro e pequenas empresas paraenses; e Mauro dos Santos Leônidas, presidente do Conselho das Câmaras Setoriais na Associação Comercial do Pará e vice-presidente da Junta Comercial do Estado do Pará.
Serviço:
Mesa-redonda “Ambiente de Negócios das Micro e Pequenas Empresas no Pará”
Data e horário: 28 de agosto, das 9h às 12h
Local: Auditório Setorial Profissional
Inscrições: serão realizadas no local, a partir das 8h.
Texto: Andre Gomes – Assessoria de Comunicação da UFPA
Arte: Reprodução/Google