Centro de Ciência e Tecnologia da UFPA promove atividades educacionais imersivas

A difusão e a popularização da ciência na região amazônica são alguns dos pilares que sustentam o Centro Interativo de Ciência e Tecnologia da Amazônia (Cicta), vinculado à Universidade Federal do Pará (UFPA). Localizado no Campus Guamá e aberto para visitação, o espaço educacional promove experiências práticas e interativas voltadas a públicos de diferentes idades, com a proposta de tornar a ciência mais próxima do cotidiano das pessoas.

As atividades desenvolvidas pelo Cicta buscam estimular a curiosidade científica, especialmente entre estudantes do Ensino Básico, aproximando-os de conceitos que, muitas vezes, parecem distantes da realidade da sala de aula, como o do princípio do voo dos aviões, ou do praxinoscópio, dispositivo de animação considerado um dos precursores do cinema.

“O conjunto de iniciativas que hoje constitui o Cicta oferece a possibilidade, a todos os tipos de público, de interagir com equipamentos e assistir a demonstrações de experimentos científicos. Nossos sites exibem experimentos em diversas áreas, com páginas individuais contendo informações como descrição, conceitos abordados, material utilizado, links para artigos e vídeos relacionados”, destaca o professor Luís Carlos Crispino, coordenador do Centro.

O Centro dispõe de espaços como o Laboratório de Demonstrações (Labdemon), o Núcleo de Astronomia (Nastro) e o Museu Interativo de Física (Minf), e também sedia os Projetos Física e Tecnologia para a Escola (Fisescola) e Meninas Amazônidas nas Ciências Exatas, Engenharia e Computação.

Experiências científicas – Entre os equipamentos disponíveis no Cicta, destacam-se as bicicletas geradoras de eletricidade, que permitem entender a transformação de energia mecânica em energia elétrica. Ao pedalar, o(a) participante pode observar lâmpadas ou leds acenderem, o que demonstra, na prática, como a energia é produzida e utilizada no dia a dia.

Outro destaque é o modelo em grande escala do Sistema Sol-Terra-Lua, utilizado para demonstrar fenômenos astronômicos como eclipses, as fases da Lua e os movimentos de rotação da Terra. De maneira visual, este experimento auxilia a compreender como esses movimentos influenciam aspectos como as estações do ano. 

Fotografia registra vários telescópios disposto em um ambiente fechado.

Já o telescópio solar de projeção possibilita a observação segura do Sol, sem que seja preciso olhá-lo de forma direta. A experiência permite que os(as) observadores(as) visualizem manchas solares e outras atividades na superfície solar, o que desperta o interesse pela Astronomia, além de reforçar a importância dos cuidados necessários para a observação do Sol.

“Os professores da Educação Básica costumam utilizar das visitas como apoio aos assuntos abordados em sala de aula, buscando suprir as carências da realidade escolar atual que, infelizmente, oferece pouca — ou quase nenhuma — atividade prática nas instituições de ensino”, enfatiza o professor Luís Carlos Crispino.

O espaço é aberto para visitação de segunda a sexta, nos horários das 8h às 12h e das 14h às 18h. Para visitar, é necessário realizar o agendamento prévio pelo e-mail cicta@ufpa.br ou pelos telefones (91) 3201-7889/3201-8281.

Serviço:

Centro Interativo de Ciência e Tecnologia da Amazônia (Cicta)

Endereço: Rua Augusto Corrêa, 1, Campus Universitário do Guamá, Setor Básico da UFPA

Horário de funcionamento: Segunda a sexta (exceto feriados), das 8h às 12h e das 14h às 18h.

TEXTO: Luan Cardoso – Assessoria de Comunicação Institucional da UFPA

FOTOS: Alexandre de Moraes – Assessoria de Comunicação Institucional da UFPA

Relação com os ODS da ONU:

ODS 4 - Educação de QualidadeODS 9 - Indústria, Inovação e Infraestrutura

Leia também

Compartilhe

Facebook
Twitter
LinkedIn
Telegram
WhatsApp
Email
Print
Pular para o conteúdo