O Centro de Processos Seletivos (Ceps) da Universidade Federal do Pará (UFPA) divulgou hoje o balanço das inscrições no Processo Seletivo 2021 (PS 2021). No total, 80.728 candidatos(as) estão inscritos(as), dos(as) quais 66.936 (83%) foram isentos(as) da taxa de inscrição. A homologação das inscrições dos(as) candidatos(as) será disponibilizada após o recebimento das notas dos(as) estudantes no Enem 2020. Este ano, o PS oferece 7.355 vagas em 169 ofertas de cursos, distribuídas em 19 municípios.
O PS 2021 da UFPA mantém a maioria das regras dos últimos concursos. A seleção considera as notas obtidas no Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) 2020. Os(As) estudantes que cursaram todo o ensino médio em escolas localizadas em um dos estados da Região Norte recebem bônus de 10% sobre o valor da nota obtida no Enem.
Não há alterações em relação ao Sistema de Cotas, observando o disposto nas Leis n. 12.711/2012 e n. 13.409/2016. Metade das vagas da Instituição segue reservada para os(as) egressos(as) da rede pública de ensino. Desse percentual, pelo menos 50% das vagas são destinadas a quem é oriundo de família com renda per capita de até 1,5 salário mínimo, e, dessas vagas, no mínimo 78% serão direcionadas para quem se autodeclara preto, pardo ou indígena. Ainda pelo Sistema de Cotas da UFPA, pelo menos 7,76% das vagas serão reservadas a quem é Pessoa com Deficiência (PcD). Além disso, PcD podem se candidatar a uma vaga extra, criada pela Universidade, em todas as ofertas de cursos.
O que mudou? – Embora várias regras sejam as mesmas, há novidades no PS deste ano. A primeira novidade está ligada à pandemia de Covid-19. Em virtude das restrições para minimizar o risco de contágio pelo novo coronavírus, os(as) candidatos(as) inscritos(as) para os cursos de Dança e Música não farão Exame de Habilidades. O Enem será, portanto, a única prova para todos(as) os(as) candidatos(as) ao PS 2021.
Outra novidade está prevista para o “Pós-Listão”, mas ela já afetou a inscrição dos estudantes. A partir deste ano, quem optou por concorrer a vagas pelo Sistema de Cotas reservadas a pessoas negras (pretas e pardas) deverá se apresentar a uma Comissão de Heteroidentificação, que irá analisar se o fenótipo de cada candidato(a) confirma a autodeclaração (Leia mais aqui).
Mais informações sobre as etapas da seleção do PS 2021 na página do CEPS.
Texto e arte: Assessoria de Comunicação da UFPA