A celebração será realizada a partir das 17h do dia 24, no Centro de Eventos Benedito Nunes (CEBN), localizado no campus da UFPA, no bairro Guamá, em Belém, e contará, ainda, com o lançamento de livros relacionados ao programa e do relatório de 10 anos do Parfor UFPA, apresentando os números exitosos da política de formação docente.
De acordo com dados de outubro de 2019, mais de 14 mil professores da Educação Básica já ingressaram nas 421 turmas de 21 cursos de licenciatura promovidos pelo Parfor UFPA, realizadas em 66 municípios do Pará. Mais de 8.650 professores já receberam o título de licenciatura nos cursos ofertados por meio do programa, e 2.298 continuam vinculados às 59 turmas ativas em 30 pólos.
"Esse foi o maior projeto de ensino que a UFPA teve nos últimos anos. A oferta de licenciaturas compreendeu todo um estudo de regulamentação de diretrizes de formação docente, de normas de faculdades e de gestão de bolsas", relembra o coordenador geral do programa na UFPA, professor Márcio Nascimento.
Márcio explica que o Parfor conseguiu chegar a localidades do Estado não atingidas antes pelos projetos de interiorização da UFPA, destacando a atuação do programa em municípios de baixo Índice de Desenvolvimento Humano (IDH), como Gurupá e Melgaço.
"Foram dois municípios que realmente investiram na totalidade da formação dos seus docentes. Em Melgaço, por exemplo, metade dos professores em atividade foi formada pelo Parfor UFPA. Futuramente, isso vai impactar em todos os índices de educação", projeta o coordenador.
Representantes da Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (Capes) e do governo do Pará participam da cerimônia, assim como reitores e pró-reitores das instituições públicas de ensino superior participantes do programa no Estado, coordenadores do Parfor nas instituições e coordenadores de campi pioneiros do programa.
O Programa – O Parfor surgiu no contexto do Plano de Metas Compromisso Todos pela Educação (PDE) em 2007, como resultado da ação conjunta do Ministério da Educação (MEC), de Instituições Públicas de Educação Superior (IPES) e das Secretarias de Educação estaduais e municipais.
Em 2009, o Decreto 6.755 instituiu a Política Nacional de Formação dos Profissionais do Magistério da Educação Básica, com a finalidade de organizar a formação inicial e continuada desses profissionais, de acordo com as exigências da Lei de Diretrizes e Bases da Educação (LDB).
O objetivo do plano é oferecer cursos superiores públicos de primeira ou segunda licenciatura para educadores que não possuem formação superior na área em que atuam, reduzindo as demandas por formação docente, sobretudo, nas regiões mais remotas do País.
Ainda em 2009, a UFPA firmou acordo de Cooperação Técnica na Capes, assumindo o desafio de investir na formação de 14 mil professores e mobilizando para essa tarefa as unidades acadêmicas da Instituição envolvidas com a oferta de cursos de licenciatura.
Fotos : Ascom Parfor