Já está disponível o Edital de Habilitação ao vínculo institucional das(os) 20 candidatas(os) convocadas(os) na segunda chamada (repescagem) do Processo Seletivo Especial destinado à seleção de candidatas(os) Indígenas e Quilombolas (PSE I/Q 2025). A habilitação está dividida em duas etapas, sendo uma de preenchimento do Cadastro Online de Calouros (COC) e a outra de verificação presencial dos documentos originais.
Para a primeira etapa, o sistema Cadastro Online de Calouros estará aberto das 9h do dia 1º de abril às 9h do dia 4 de abril de 2025. A(O) candidata(o) deverá acessar o COC utilizando número de inscrição e RG informados na inscrição, preencher os dados solicitados e anexar documentação, conforme informado no edital. É imprescindível que os documentos sejam enviados em sua totalidade, uma vez que a análise documental vai se dar por meio desses arquivos enviados via COC.
Quem tiver a documentação indeferida ainda poderá interpor recurso também por meio do COC, no prazo de 48h, contados da publicação do resultado da análise documental. Já a(o) candidata(o) que não realizar esse processo de habilitação dentro do prazo disposto no edital será considerada(o) faltosa(o) e perderá direito à vaga.
Verificação presencial – A etapa de verificação presencial será realizada somente com as(os) candidatas(os) devidamente homologadas(os) na primeira etapa da habilitação. A chamada para a segunda etapa será realizada por meio de comunicado a ser divulgado no site do Ciac, sendo de responsabilidade da(o) candidata(o) estar atenta(o) a esta convocação. Somente após o deferimento final da habilitação é que a(o) estudante estará apta(o) à matrícula nas atividades acadêmicas.
Caso algum(a) candidata(o) deseje abrir mão da vaga para a qual foi classificada(o), deverá enviar um pedido de desistência para o e-mail ciac@ufpa.br, com o título “DESISTENCIA_CURSO_NOME DO(A) CANDIDATO(A)”.
PSE/IQ 2025 – O Processo Seletivo Especial – Indígenas e Quilombolas é destinado a estudantes que não realizaram ou iniciaram curso de graduação e que se encontrem em condições de vulnerabilidade econômica, social e educacional. Para a seleção de 2025, foram ofertadas 398 vagas para estudantes indígenas e 398 vagas para estudantes quilombolas, distribuídas em 199 ofertas de cursos de Graduação.