Para continuar a compartilhar conhecimentos entre pesquisadores e membros das comunidades ribeirinhas amazônicas, o Ciência na Ilha 2020 está com inscrições abertas para participação. Nesta edição, os grupos de estudantes e professores interessados devem produzir vídeos curtos, de 2 a 5 minutos, que tratem sobre a realidade, os problemas e as soluções para essas comunidades. As inscrições devem ser feitas no site do evento, até 30 de novembro.
Organizado pelo Instituto de Educação Matemática e Científica (IEMCI) da UFPA, por meio do Clube de Ciências da UFPA (CCIUFPA), o Ciência na Ilha é um evento que visa promover a alfabetização científica para auxiliar na diminuição das desigualdades sociais, nos cuidados com o meio ambiente e na manutenção da democracia. Em função da pandemia de Covid-19, este ano, o evento será virtual e terá outras atividades em sua programação.
"Acreditamos que, mesmo com a pandemia, estudantes e professores têm interesse em divulgar e compartilhar suas pesquisas de iniciação ou divulgação científica, acadêmicas ou infantojuvenis, direta ou indiretamente relacionadas à realidade ribeirinha. Temos o dever de divulgar a Ciência para continuar ratificando a importância que os conhecimentos científicos têm para a sociedade contemporânea. Por isso, no evento, além dos vídeos selecionados, faremos webconferências com alguns autores para conversar detalhadamente sobre trabalhos relatados em vídeo", afirmou o professor Jesus Brabo, um dos organizadores.
De acordo com o professor Jesus Brabo, como cientistas, é dever dos organizadores fazer essas pontes de intercâmbio para estimular o gosto pela ciência, dando visibilidade e crédito para as pessoas e os grupos que se dedicam a fazer ciência e divulgação científica. A divulgação oficial do resultado dos vídeos selecionados será no dia 4 de dezembro de 2020, pelo site do Ciência na Ilha. Lá, os vídeos também ficarão em exposição. Todos os autores dos vídeos selecionados receberão certificados de participação e honra ao mérito.
Critérios – Poderão participar do evento alunos de escolas de Educação Básica, sob supervisão de um ou mais professores da respectiva escola, e alunos de graduação, sob supervisão de um ou mais professores universitários.
Os inscritos no evento devem enquadrar os vídeos (de 2 a 5 minutos) em uma das seguintes categorias: 'Investigação sobre fenômenos naturais e sociais', no qual projetos de iniciação científica infantojuvenil tenham oportunizado aos estudantes o “fazer científico”: observar, medir, inferir, comparar, buscar referências, coletar dados, formular hipóteses e argumentar suas conclusões; 'Inovação tecnológica', em que haja descrição de inventos que possam ajudar/facilitar a execução de uma tarefa profissional e/ou estudantil: aparatos, técnicas ou procedimentos para resolver problemas práticos; e 'informação relevante' para a comunidade que, de alguma forma, esclareça a comunidade sobre problemas de higiene, saúde, meio ambiente etc. e apontem possíveis soluções.
Para se inscrever, os autores devem, primeiramente, postar o vídeo gravado no Youtube e, depois, preencher o formulário de inscrição. A responsabilidade pelo upload correto do vídeo no youtube é dos autores do produto. O arquivo postado deve ser identificado com o título do vídeo. Os vídeos postados no site youtube com data posterior ou modificados após o preenchimento do formulário de inscrição serão desconsiderados e a inscrição automaticamente cancelada.
Inscrição – As inscrições são gratuitas e podem ser feitas pelo formulário on-line, até 30 de novembro de 2020. Os dados do formulário são de preenchimento obrigatório. Para se inscrever, cada equipe deverá ser formada por um professor responsável e no mínimo 01 (um) e no máximo 10 (dez) alunos. O responsável pela inscrição do produto será o professor que, no momento do preenchimento do formulário, se responsabiliza pela aceitação de todos os termos presentes no regulamento. O preenchimento do formulário com dados incorretos ou incompletos desclassificará os inscritos.
Os filmes inscritos deverão ser captados por meio do uso de aparelhos de telefone celular ou câmeras digitais domésticas que apresentem uma boa qualidade de imagem e som. Podem ser usados trechos pequenos de vídeos disponíveis no youtube ou em outra plataforma de streaming para compor parcialmente os vídeos produzidos, desde que sejam devidamente respeitados os direitos autorais e as fontes originais dos trechos sejam citadas nos créditos do vídeo. Sugere-se para os autores utilizarem, no processo de edição do vídeo, trilhas sonoras/músicas, privilegiando a utilização de músicas de domínio público, ou colocando os devidos direitos autorais no que diz respeito à execução delas.
Sobre a seleção – A comissão avaliadora, constituída por especialistas na área de educação, ensino de ciências e cultura digital, selecionará, entre os curtas-metragens recebidos, os melhores vídeos de cada categoria.
Os critérios que serão considerados para julgamento são: adequação ao tema (realidade de comunidades ribeirinhas), criatividade e originalidade, qualidade técnica (roteiro, direção, imagens, áudio etc.) e relevância social da mensagem veiculada no vídeo.
Serviço:
Inscrições para o Ciência na Ilha 2020
Data de inscrições: até 30 de novembro
Mais informações no site do evento
Texto: Maiza Santos – Assessoria de Comunicação da UFPA
Arte: Divulgação