Com a proposta de colocar em debate a Justiça Social e Ambiental, no período de 12 a 14 de fevereiro de 2025, a Universidade Federal do Pará (UFPA) vai sediar o VII Colóquio Luso-Afro-Brasileiro de Questões Curriculares. O tema central desta edição será “O Currículo que interessa a uma Educação baseada na Justiça Social e Ambiental”.
O evento vai congregar pesquisadores(as) brasileiros(as), portugueses(as) e de diferentes países africanos que realizam estudos no campo do currículo e buscam socializar os resultados parciais e finais de pesquisas realizadas sobre este construto social, considerando os diferentes aspectos do currículo.
“O evento, que ocorrerá no ano da COP-30, tematizou os currículos que interessam a uma educação voltada à Justiça Social e Ambiental. Acreditamos que a educação, particularmente a educação praticada nas escolas, precisa ser orientada pela Justiça Social, em que se busque a igualdade de direitos e a solidariedade coletiva, bem como na Justiça Ambiental, que será alcançada com a equidade ambiental, o que demanda participação ativa da sociedade na construção das políticas ambientais. A escola tem papel importante neste processo e o currículo assume centralidade neste processo”, aponta o professor Genylton Rocha, coordenador do evento.
Como participar – O evento é voltado para alunos de graduação e pós-graduação, professores das redes de ensino de educação básica e do ensino superior e contará com conferências, socialização de pesquisas no formato de comunicações orais distribuídas em 15 grupos de trabalho (GT), discussões em mesas-redondas, reuniões político-organizativas de entidades científicas e atividades culturais.
As inscrições estão abertas até o dia 31/1/2025 e podem ser realizadas por meio do portal de eventos da Fadesp. Mais informações no site https://neb.ufpa.br/viicoloquio.html.