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TAMANHO DA FONTE

Com inscrições abertas para nova turma, Mestrado Profissional em Letras da UFPA se destaca no fortalecimento do exercício da docência na região amazônica

Criado em 2013, o Curso de Mestrado Profissional em Letras em Rede Nacional (ProfLetras) está com inscrições abertas para turma de 2025 ofertada pela Universidade Federal do Pará (UFPA), por meio de edital divulgado pela Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN). O Programa de Mestrado Profissional em Letras é disponibilizado em todo o território nacional e implementado com o suporte das Instituições de Ensino Superior (IFES), no contexto da Universidade Aberta do Brasil (UAB). E, embora tenha como sede a UFRN, o ProfLetras reúne 42 universidades públicas das cinco regiões brasileiras, totalizando 49 unidades no território nacional.

De acordo com os dados do Profletras Nacional, mais de 4,1 mil professores de Língua Portuguesa já se tornaram mestres pelo Programa de Mestrado Profissional no Brasil, desenvolvendo pesquisas em estudos da linguagem, da língua, do texto, do discurso, dos letramentos e as suas implicações para a formação dos estudantes da Educação Básica. Foram desenvolvidos, também, debates em torno do ensino da literatura voltado à capacitação do professor do Ensino Básico, além da formação do leitor literário e as suas relações com os textos clássicos nacionais e mundiais, bem como as expressões de matriz africana e indígena no país.

Fotografia mostra um homem em frente a uma placa roxa com o brasão da UFPA. Ele sorri olhando para a foto e segura um certificado de Mestre em Letras, na área de concentração em Linguagens e Letramento. Ele usa uma camisa social azul.

Nos últimos 10 anos, dentro do Programa de Pós-Graduação em Letras, do Instituto de Letras e Comunicação da Universidade Federal do Pará (ILC-UFPA),  114 mestres obtiveram seus títulos, o que fortalece o exercício da docência aos discentes do Ensino Fundamental e Médio na região amazônica e no Brasil. Diante de toda essa multiplicidade das teorias e das práticas do ato de ensinar, que perpassam pelos conteúdos do ProfLetras, o professor Romário Natividade, da rede estadual e municipal de ensino em Curuçá, no Pará,  destaca que, ao receber, em julho passado, o título de mestre com a dissertação intitulada Práticas de linguagem em uma perspectiva valorativa: o gênero paródia no 9º ano do ensino fundamental, viveu uma das maiores emoções e realizações da sua vida.

“É um trabalho que espelha todos os professores que passaram pela minha vida desde a alfabetização, incluindo, é claro, a minha orientadora Márcia Greco Ohuschi, da UFPA. O Profletras fomenta a pesquisa e a capacitação para mudar a realidade brasileira por meio dos conteúdos da língua, linguagem e da literatura. O próximo passo é o acesso ao doutorado, outra etapa essencial na minha formação”, disse.

Fotografia mostra um homem e uma mulher, ao lado um do outro, eles se abraçam e olham para nós. O braço esquerdo do homem está sobre a nuca e ombro da mulher, a mão da mulher está por trás das costas do homem. Amboas usam óculos, a mulher usa um óculos escuro. Eles seguram um livro.

Também mestranda do programa, a professora Jeocele Cardoso, vice-diretora da Escola Estadual de Ensino Médio Raimundo Ribeiro das Costa, em Oeiras do Pará, entregou a sua dissertação de mestrado no dia 20 de agosto, abordando a temática Gamificação e o gênero crônica: práticas decoloniais a partir da tríade oralidade, leitura e escrita. “Agradeço a minha família e à professora Isabel França e muitos outros que possibilitaram a construção de novos olhares para o fazer pedagógico numa perspectiva de promover um processo de ensino e aprendizagem decolonial a partir da realidade dos sujeitos nas escolas do território de Oeiras do Pará”, assinalou nos agradecimentos da dissertação.

Sobre o ProfLetras – O ProfLetras é um dos Programas Profissionais para Professores da Educação Básica (Prof/ProEb), da Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (Capes), e proporciona a formação continuada stricto sensu, em nível de Mestrado e Doutorado Profissionais, aos professores em exercício na rede pública de Educação Básica. Ele foi criado em 2011, apoia as instituições associadas, responsáveis pela implantação e execução de cursos no Brasil, com áreas de concentração e temáticas vinculadas diretamente à melhoria do Ensino Básico. Ao todo, são 13 Programas de Mestrado e um de Doutorado no Brasil, conforme dados divulgados pela Capes. Para mais informações sobre a seleção de 2025 do ProfLetras, acesse o edital.

TEXTO: Kid Reis - Assedo ProfLetras Nacional

FOTOS: Kid Reis - Assedo ProfLetras Nacional

Relação com os ODS da ONU:

ODS 4 - Educação de Qualidade

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