Muitos acabaram de sair do ensino médio. Outros tantos demoraram mais tempo até conseguirem realizar este sonho: serem aprovados na seleção para um curso superior na maior universidade pública do Norte do país, a Universidade Federal do Pará. Na semana que vem, de segunda a quinta-feira (2 a 5 de março), a Instituição dará as boas-vindas aos mais de sete mil estudantes que acabam de se tornar universitários: os calouros 2020. Com orientações, debates e programação cultural, cada um deles vai poder entender um pouco mais sobre seu novo lugar no mundo: a universidade pública.
Neste ano, o tema transversal do evento é “Desafios de uma UNIVERSIDADE na AMAZÔNIA”, que pretende trazer à reflexão os desafios e as conquistas de uma instituição tão importante como a UFPA no contexto em que se encontra, como liderança na formação de material humano e na defesa de uma sociedade mais justa para todas as pessoas.
A programação é organizada pelas Pró-Reitorias de Ensino de Graduação (Proeg) e de Extensão (Proex), além de contar com a participação de setores que têm atuação direta com os estudantes, como a Superintendência de Assistência Estudantil (SAEst), o Centro de Eventos Benedito Nunes (CEBN) e a Prefeitura do Campus.
De acordo com o pró-reitor de Ensino de Graduação, professor Edmar Costa, “a Semana do Calouro busca acolher os novos alunos e as novas alunas na Instituição em que seguramente terão muitas de suas melhores experiências de vida e de formação como cidadãos e cidadãs. Mais do que informativo, o evento, dividido em áreas do conhecimento, representa o primeiro momento de compartilhamento com ingressantes dos outros cursos, em uma grande festa de confraternização e de afirmação de pertencimento à nova casa”.
Programação – A programação da semana é dividida em etapas e cada candidato é recepcionado em um dia específico, conforme a área do curso para o qual foi aprovado. Em cada dia da programação, o reitor Emmanuel Tourinho saudará os calouros e os demais gestores da administração superior também serão apresentados aos estudantes.
Em outro momento importante, o vice-reitor Gilmar Silva, acompanhado da professora Zélia Amador, assessora de diversidade e inclusão social da UFPA, irá tratar das políticas de ações afirmativas da UFPA e do ambiente plural da Universidade. E detalhes como Assistência Estudantil, Mobilidade Nacional e Internacional (conhecidas como intercâmbios) e Iniciação Científica serão tratados.
O ponto alto do evento será a aula magna ministrada por professores convidados que unem o tema da programação a debates em cada área do conhecimento. A cada manhã, no encerramento da programação, irão ocorrer apresentações de diversos grupos da Escola de Música da UFPA (Emufpa) e da Escola de Teatro e Dança da UFPA (ETDUFPA), que servirão como uma pequena amostra do que é produzido na Universidade na área das artes.
Muito mais – Além da programação principal, uma programação paralela organizada por vários projetos e espaços da UFPA também darão boas-vindas aos novos alunos. Eles podem conhecer o campus com o Projeto Campus Tur, doar material usado na preparação para o vestibular ao Trote Solidário e Sustentável da Prefeitura do Campus, visitar o espaço Itec Cidadão, e ainda colaborar com a saúde pública doando sangue na unidade móvel do Hemopa.
O contato entre os calouros e os veteranos também é fundamental e assegurado com a participação do Diretório Central dos Estudantes durante a programação oficial da Semana do Calouro e ainda em cada curso, com oficinas, palestras, eventos e serviços organizados especificamente por cada Centro Acadêmico.
Serviço:
Semana do Calouro 2020 da UFPA
Desafios de uma UNIVERSIDADE na AMAZÔNIA
De 2 a 5 de março, no Centro de Eventos Benedito Nunes (CEBN).
Para acessar a programação completa, clique aqui.
Texto e Arte: Proex/Divulgação