A partir desta quarta-feira, dia 11 de dezembro, estão abertas as inscrições para a 35ª edição do Programa de Aperfeiçoamento para Profissionais da Saúde (Proaps) do Complexo Hospitalar da Universidade Federal do Pará (UFPA). Serão ofertadas 106 vagas para as áreas de Medicina, Enfermagem, Serviço Social, Farmácia, Fisioterapia, Pedagogia, saúde bucal, análises clínicas, Terapia Ocupacional, Nutrição e Radiologia. Para se inscrever, acesse o edital clicando aqui.
As inscrições vão até o dia 31 de janeiro de 2020, e o processo seletivo é constituído de prova escrita, aplicada apenas para os técnicos de enfermagem (que será realizada no dia 4 de fevereiro), e análise curricular para as demais categorias. Nesta edição, o Proaps oferta 59 vagas para o ensino superior e 47 para o nível médio. O resultado final será divulgado no dia 14 de fevereiro de 2020.
Para se inscrever, o candidato deverá se dirigir à Secretaria da Gerência de Ensino e Pesquisa do Complexo, localizada no Hospital Universitário João de Barros Barreto (HUJBB), das 8h às 17h, com os seguintes documentos: ficha de inscrição (anexa ao edital), comprovante de pagamento da Guia de Recolhimento da União (GRU), cópia da cédula do Conselho de Classe, cópia do diploma e cópia do curriculum vitae comprovado (exceto para profissionais de Enfermagem).
PROAPS – Direcionado a profissionais que desejam aperfeiçoar seus conhecimentos e práticas na área hospitalar e ambulatorial, o Programa de Aperfeiçoamento para Profissionais da Saúde (Proaps) oferece uma capacitação com a duração de três meses. O curso compreende atividades teóricas e práticas, que se realizam nos Hospitais Bettina Ferro de Souza (HUBFS) e João de Barros Barreto (HUJBB), que compõem o Complexo Hospitalar Universitário, com aulas que se iniciam no dia 2 de março do ano que vem.
Sobre a Ebserh – Vinculada ao Ministério da Educação, a Empresa Brasileira de Serviços Hospitalares (Ebserh) atua na gestão de hospitais universitários federais. O objetivo é, em parceria com as universidades, aperfeiçoar os serviços de atendimento à população, por meio do Sistema Único de Saúde (SUS), e promover o ensino e a pesquisa nas unidades filiadas.
A empresa, criada em dezembro de 2011, administra atualmente 40 hospitais e é responsável pela gestão do Programa Nacional de Reestruturação dos Hospitais Universitários Federais (Rehuf), que contempla ações em todas as unidades existentes no país, incluindo as não filiadas à Ebserh.
Texto: Paola Caracciolo – Ascom do Complexo Hospitalar da UFPA/Ebserh
Foto: Divulgação