A Gerência de Ensino e Pesquisa do Complexo Hospitalar da Universidade Federal do Pará (UFPA)/Empresa Brasileira de Serviços Hospitalares (Ebserh) prorrogou para o dia 03 de agosto as inscrições do 30º Programa de Aperfeiçoamento para Profissionais da Saúde (Proaps). O curso de aperfeiçoamento abrange áreas de atuação das unidades Bettina Ferro de Souza (UBFS) e João de Barros Barreto (UJBB), que formam o Complexo. Ao todo, são 66 vagas para o nível médio e 55 para o superior. As inscrições são feitas apenas no Barros Barreto, na sala da Gerência de Ensino e Pesquisa do Complexo, das 8h às 12h e das 13h às 17h.
Certificação – Com três meses de duração, o 29º Proaps certificou mais 24 trabalhadores em diversas áreas da saúde. A capacitação é direcionada àqueles que já trabalham na saúde ou são recém-formados e possuem nível médio ou superior. Na ocasião, foram certificados dez enfermeiros, sete técnicos em Enfermagem, três técnicos em Radiologia, um técnico em Laboratório, dois assistentes sociais e um nutricionista. A cerimônia aconteceu no dia 29 de junho, no Centro de Estudos do Barros Barreto, e contou com a participação dos preceptores responsáveis por setor.
Segundo Gilka Alves, enfermeira e coordenadora do programa desde 2014, os profissionais saem do Proaps com grande bagagem prática. "Os setores da Pneumologia, Infectologia e da Pediatria, que mescla todas as áreas clínicas, dão um aporte muito amplo para cada um deles", destacou Gilka Alves.
A maioria dos capacitados pelo programa é recém-formada, como Gleice Milena, técnica em Enfermagem, formada em dezembro do ano passado. "Logo que concluí o curso, resolvi me capacitar para adquirir mais experiência. Foi muito bom e o setor em que eu fiquei, a Pneumologia, foi uma verdadeira escola. Saí muito satisfeita do Proaps. No início, tive algumas dificuldades relacionadas, principalmente, à insegurança, afinal, estamos trabalhando com vidas. Mas, com o acompanhamento dos preceptores, fui ganhando mais habilidade e, em um mês, já estava assumindo uma Enfermaria", contou.
O Proaps foi realizado em regime de treinamento e teve como carga horária seis horas diárias, em dias úteis. As exceções eram com os profissionais médico e técnico em Radiologia, que contaram com a carga horária de quatro horas diárias, também em dias úteis. A coordenação do programa está trabalhando para o lançamento do próximo edital voltado a novos profissionais.
Clique aqui e acesse o 30o edital do Proaps.
Texto: Cleide Magalhães e Silvia Giese – Ascom do Complexo Hospitalar da UFPA/Ebserh
Fotos: Sivia Giese