Para fins de declaração do Imposto de Renda 2022 (ano base 2021), os agentes públicos federais ativos devem obter o comprovante de rendimentos, exclusivamente por meio da plataforma SouGOV.BR, acessível pelo aplicativo ou na versão Web: www.gov.br/sougov. Essa mudança foi determinada pela Portaria nº 1.455, de 16 de fevereiro de 2022.
De acordo com a norma, está vedada a emissão do comprovante de rendimentos pelas Unidades de Gestão de Pessoas dos órgãos e entidades da Administração Pública Federal. Desta forma, os servidores que, porventura, tentarem obter o documento na Coordenadoria de Atendimento ao Usuário (CAU/Progep/UFPA) serão orientados a realizar a solicitação via SouGOV.
Para a emissão do documento, os servidores devem fazer login no sistema SouGOV, pelo aplicativo ou site, acessar o item “Rendimentos IRPF”, selecionar o ano de 2021 e gerar o documento. Após gerado, o documento pode ser baixado ou enviado via e-mail ou aplicativo de mensagem. Caso ainda reste dúvida, confira o passo a passo aqui.
“Esta mudança confere ainda mais praticidade na emissão do documento. É importante que os servidores possam fazer a emissão com a máxima antecedência, evitando, assim, eventuais dificuldades e congestionamento. Pedimos, ainda, que aqueles que precisem de ajuda de terceiros para fazer a emissão tenham cuidado com seus dados”, ressalta a coordenadora de Atendimento ao Usuário, Nerivane Mendes.
Exceção – Para os casos de ex-servidores, que não possuem mais o vínculo com a Instituição e, portanto, não possuem acesso ao sistema, a solicitação deve ser feita para a Coordenadoria de Atendimento ao Usuário, por meio do e-mail sauprogep@ufpa.br.
Texto e arte: Assessoria Progep/UFPA