Comunidade universitária comemora 5 anos de atividades do Campus de Ananindeua

"5O Campus de Ananindeua completou, no último dia 12 de agosto, 5 anos de atividades e, para celebrar essa data, a Coordenação do Campus e os servidores – técnicos e docentes – organizaram, na última sexta, 31, uma solenidade especial. A comemoração contou com a presença de alunos e representantes da gestão da UFPA. A programação incluiu atividades de Fisioterapia Laboral, apresentação da Escola de Música da UFPA, a presença da feira de talentos e a participação do Projeto de extensão Dance e Recrie o Mundo.

"5Após as apresentações, todos os presentes participaram de um café da manhã, e, na ocasião, os participantes puderam, ainda, ver um vídeo institucional mostrando as dependências do campus e os relatos sobre a trajetória e importância da Instituição (para conferir o vídeo clique aqui). Foi divulgado também o resultado do concurso para escolha do logotipo comemorativo da data. A ganhadora do concurso foi a discente Karla Katianna Ribeiro do Rosário. O logo será utilizado nos documentos oficiais no decorrer deste ano.

Para o professor Francivaldo Alves Nunes, coordenador do campus, a data é de muita alegria e de realizações. “A confraternização foi pensada para celebrar este momento especial, pois nessas etapas conseguimos ver o quanto crescemos e já somos um campus com atividades de qualidade, formando jovens e produzindo conhecimento científico acadêmico com expressividade. Essa conquista é uma construção de muitas mãos, por isso meu agradecimento especial para os professores e os técnicos, que tanto contribuem e se esforçam para atender aos alunos e a nossa sociedade. Estendemos, ainda, o nosso agradecimento à Reitoria e à Vice-Reitoria, bem como a todos os pró-reitores da Instituição, que não medem esforços para nos auxiliar neste desafio”, declara o coordenador.

"5O pró-reitor de Desenvolvimento e Gestão de Pessoal, Raimundo Almeida, parabenizou  todos do Campus. “Estendo meus cumprimentos a todos do Campus de Ananindeua pelo trabalho que desenvolvem, que tanto soma na vida de toda a região. É importante que nós, que possuímos essa responsabilidade enquanto Administração superior, possamos visitar e conhecer as necessidades e a realidade dos campi e unidades da Universidade, podendo assim analisar processos e situações de modo mais assertivo por ter a visão do contexto que eles estão imersos, estamos canalizando esforços para finalização da sede própria do Campus de Ananindeua para contribuir com o belíssimo trabalho que já vem sendo desenvolvido aqui”, afirmou Raimundo Almeida.

História – O Campus surgiu com a necessidade de atuação da UFPA nas várias regiões do estado, incluindo a Região Metropolitana, no seu papel fundamental de desenvolvimento da região. Nasceu, então, com dois cursos de graduação, o compromisso de Formação Superior, pensando em dois aspectos fundamentais da localidade – o polo industrial e a formação de professores.

Atualmente o Campus funciona nas dependências do prédio de uma faculdade localizada na Rodovia BR 316, KM 07, e possui no seu quadro mais de 55 professores, 35 técnicos-administrativos, e por volta de 2000 alunos, sendo formados em 7 cursos de graduação, 4 especializações e 1 mestrado, incluindo o curso de Tecnologia em Geoprocessamento, único curso tecnológo no quadro da UFPA.

Futuro – As instalações de funcionamento atuais são provisórias. A construção das dependências do Campus na Granja do Icuí-Guajará já foi iniciada. O projeto inclui a construção de prédios que contemplarão salas de aula, laboratórios, biblioteca, auditório e espaço administrativo. A previsão é de que em dezembro já seja entregue um prédio do projeto e a construção das demais dependências da unidade já estão em processo de finalização de licitação, e a previsão é que a construção se inicie ainda este ano.

Texto e fotos: Assessoria Progep