menu de acessibilidade
TAMANHO DA FONTE

Concerto da Orquestra Sinfônica Altino Pimenta abre programação musical do Enarte 51

Pela quinquagésima primeira vez, a Escola de Música da Universidade Federal do Pará (EMUFPA) realiza o Encontro de Artes de Belém (Enarte 51). O evento abriu sua programação ao público, no Theatro da Paz, com concerto da Orquestra Sinfônica Altino Pimenta. As atividades seguem até a próxima sexta-feira, 27 de setembro. A programação completa, você confere aqui

Com diversas oficinas e apresentações artísticas, o evento realiza não apenas a promoção de um espaço de troca de conhecimentos e experiências entre profissionais e estudantes de Música, como também uma dinâmica programação musical preparada exclusivamente pela EMUFPA.

Fotografia do vice reitor da UFPA, Gilmar Pereira da Silva. Ele é um homem negro e que apresenta calvície. Ele está falando ao microfone. Usa camisa quadriculada e terno de cor escura.

“Este, sem dúvida, é um evento que confirma o compromisso da UFPA com a ciência e com o conhecimento humano desenvolvido na Amazônia. A UFPA acredita no poder formativo e social das artes, nas suas mais variadas formas”, destacou o vice-reitor da Universidade Federal do Pará, Gilmar Pereira da Silva.

Idealizado pelo professor, compositor e pianista Altino Pimenta, o Enarte surgiu como uma forma de valorizar as diversas linguagens artísticas na UFPA e, hoje, apresenta resultados das atividades acadêmicas e artísticas de professores e alunos da EMUFPA. “Estamos diante de um jovem senhor. Este é um projeto realizado há 51 anos, sem interrupções, e isso é motivo de muito orgulho para todos nós”, destacou o diretor da EMUFPA, Carlos Pires. “Aqui, mostramos o que melhor produzimos na Escola de Música da UFPA. Espero que apreciem”, disse.

As atividades são totalmente gratuitas e envolvem oficinas, mesas-redondas e apresentações musicais em diversos espaços da cidade. Como programações de encerramento, na sexta-feira, 27 de setembro, haverá apresentação da EMUFPA Big Band, com apresentação que inclui clássicos da música popular internacional, brasileira e paraense, no Teatro Margarida Schivasappa, a partir das 19 horas; e a JAM EMUFPA, com uma estrutura de som montada e vários instrumentos à disposição, no espaço Na Figueredo.

TEXTO: Assessoria de Comunicação Institucional

FOTOS: Alexandre de Moraes

Leia também

Compartilhe

Facebook
Twitter
LinkedIn
Telegram
WhatsApp
Email
Print
Pular para o conteúdo