Com o objetivo de promover um diálogo entre a academia e profissionais na Pan-Amazônia que apoiam a construção de soluções para as questões ambientais na Amazônia, Nos dias 3, 4 e 5 de setembro, será realizado o 4° Congresso Amazônias: Ambientes, Territórios e Desenvolvimento (COAM). A data do evento ocorre em alusão ao Dia da Amazônia, comemorado em 5 de setembro. As inscrições para o evento são gratuitas e devem ser feitas no SIG Eventos da UFPA.
Sob o tema “Ambientes, Sociobiodiversidade e Clima na Pan-Amazônia”, o evento também se caracteriza como um grande espaço de socialização, debate e compartilhamento de resultados teóricos e aplicados dos estudos realizadas por pesquisadores dos grupos de pesquisa e programas de pós-graduação que atuam na Pan-Amazônia.
“Em seu quarto ano, o COAM busca consolidar-se como um espaço plural, integrador e orientado para a divulgação de resultados de pesquisas interdisciplinares. Através de um diálogo efetivo entre ciência, conhecimento local e políticas públicas, o evento gera contribuições originais e aplicáveis tanto para as comunidades amazônicas, quanto para o debate regional e global sobre clima, biodiversidade e desenvolvimento territorial”, comenta a professora Rosana Maneschy, coordenadora do COAM.
Como participar – Para se inscrever no congresso, basta acessar o SIG Eventos UFPA e ir até a aba “Inscrições e Submissões de Trabalhos” para realizar uma nova inscrição. As submissões podem ser feitas até o dia 8 de agosto, nas modalidades de Artigo Científico, Artigo Técnico-Tecnológico e Relato de Experiência, nas seguintes temáticas: Agropecuária na Amazônia; Cartografia das Dinâmicas Territoriais e Mudanças de Uso da Terra na Amazônia; Tutela de Recursos Ambientais e Informação na Amazônia; Direito e Mudanças Climáticas; Grandes Projetos e Mudanças Climáticas na Amazônia; Ação Antrópica e Conflitos Socioambientais na Zona Costeira e Estuarina Amazônica; e Gestão Social e Governança Territorial para o Desenvolvimento.
“A escolha do tema para o IV COAM justifica-se pela urgência e complexidade dos desafios socioambientais que atravessam a região amazônica em escala transnacional. A Pan-Amazônia, composta por nove países, concentra uma das maiores reservas de biodiversidade do planeta e abriga uma diversidade sociocultural marcada pela presença de povos indígenas, comunidades tradicionais e populações ribeirinhas que constroem, há séculos, modos de vida integrados à floresta”, ressalta a professora Rosana Maneschy.
O evento ocorrerá de forma híbrida e poderá ser acompanhado pelo canal do Núcleo de Meio Ambiente (NUMA) da UFPA. A programação contará com conferência, mesas-redondas, lançamento de livros e apresentações de trabalhos. Acesse aqui a programação completa do evento.